O pianista sergipano Raul Terra conquistou o primeiro lugar do 4º turno do I Concurso Nacional de Piano Luiz Henrique Senise, realizado em Teresópolis (RJ). Além do prêmio em dinheiro, Raul se apresentará, no próximo ano, em um recital na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e dará um concerto solo com a orquestra FESO Pro Arte de Teresópolis na temporada 2025/2026. Ele é graduado em Licenciatura em Música pela Universidade Federal de Sergipe (UFS).
O 1º Concurso Nacional de Piano Luiz Henrique Senise, promovido pelo Centro Cultural Feso Pro Arte (CCFPA) em parceria com a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e Três Marias Produções Artísticas, aconteceu na sexta-feira (18) e no sábado (19), no Centro de Documentação e Memória (Cdome) do Centro Cultural.
O concurso homenageou o renomado professor e pianista Luiz Henrique Senise (in memoriam), figura crucial no ensino de piano no Brasil e defensor dos concursos musicais no país. Valéria destaca que Senise foi mentor de muitos pianistas de renome, incluindo Celina Szrvinsk e Miguel Rosselini, que atualmente organizam eventos culturais através da Três Marias, em Belo Horizonte, e são as grandes estrelas do Concerto de Gala deste mês de outubro. “Ele foi um grande professor, responsável por uma quantidade enorme de alunos que hoje se destacam no mundo todo”, ressalta a idealizadora do concurso, professora Valéria Bertoche.
Após o anúncio dos vencedores, a competição foi encerrada com um concerto especial dos pianistas Celina Szrvinsk e Miguel Rosselini, na série Concerto de Gala. O duo pianístico, formado em 1984, é um dos mais respeitados do Brasil, com apresentações em diversas salas de concerto e festivais internacionais. Com uma trajetória marcada por gravações aclamadas e colaborações com renomadas orquestras, Szrvinsk e Rosselini trazem ao evento sua experiência e talento.