A Polícia Militar (PM) do Estado de Sergipe começa a utilizar uma Aeronave Remotamente Pilotada (ARP), mais conhecida como drone, na prevenção e combate a crimes em todo o estado de Sergipe.
O primeiro drone foi doado à 5ª Companhia Independente de Polícia Militar (5ª CIPM), comandada pelo major Márcio Roberto. No último final de semana, por exemplo, foi empregado para monitoramento de ações preventivas relacionadas à cobertura do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que contou com a segurança da PM em 30 municípios onde ocorreram as provas.
Está em estudo a criação do Grupamento de Aeronaves Remotamente Pilotadas (Garp) com a finalidade de produzir e nivelar conhecimento acerca das aeronaves, como também, coordenar e integrar as ações de planejamento e execução do uso seguro, produtivo e legal de tais veículos pertencentes à PMSE. Além do modelo DJI Mavic Pro, a corporação está adquirindo também o Phantom 4 e já conta com quatro pilotos habilitados e outros dois em fase de certificação para operar essas aeronaves.