No início da manhã desta quinta-feira (5), o presidente do Tribunal de Contas do Estado de Sergipe (TCE/SE), conselheiro Clóvis Barbosa de Melo, informou, em reunião com representantes dos servidores da saúde da capital, que pode manter o bloqueio das contas da Prefeitura de Aracaju, caso não seja efetuado, até amanhã (6), o pagamento da folha de dezembro.
Neste momento, as contas ainda estão bloqueadas, até que o pagamento do 13° salário dos servidores que, de acordo com informação da Prefeitura de Aracaju deve acontecer até dia 10 de janeiro, seja concluído.
De acordo com o presidente Clóvis Barbosa, a nova possibilidade de bloqueio não tem ligação com o que já está em vigor e que aguarda o pagamento dos salários de dezembro para decidir sobre o novo bloqueio. Ele deixou claro que essa é uma medida para proteção do servidor. “O prazo para o pagamento da folha de dezembro é esta sexta-feira e pode, sim, ocorrer novo bloqueio, diferente do que já existe por falta do pagamento do 13°. Já existe pedido dos sindicatos no sentido de que sejam bloqueadas as contas em caso de não pagamento até o quinto dia útil do mês”, disse.
“Infelizmente, este é o meio que conseguimos para receber o que está em atraso. Estamos em greve e isso prejudica a população do município e a nós. Não é uma situação agradável. Contamos com o Tribunal de Contas para resolver esta situação e para também conseguirmos a liberação de um calendário de pagamentos para antes do dia 20”, justificou João Augusto Oliveira, presidente do Sindimed.
O sindicato tenta se reunir com o prefeito na tarde desta quinta-feira mesmo, para negociar o fim da greve e um calendário regressivo, assegurando que os pagamentos em atraso sejam feitos dentro do mês.
Participaram da reunião os Sindicatos dos Médicos (Sindimed), Odontólogos (Sinodonto) e Psicólogos (Sinpsi)