Da redação, AJN1
Equipes das polícias Civil e Militar realizam desde o início da manhã de hoje (5), a operação Latência, que tem como foco combater o tráfico de drogas na região do Baixo São Francisco, em Sergipe e Alagoas. Estão sendo cumpridos 34 mandados de busca e apreensão e de prisão preventiva.
Até o momento, foram cumpridos dez mandados de prisão e outras três pessoas foram autuados em flagrante. As ações aconteceram nas cidades de Propriá, Neópolis e Cedro de São João, em Sergipe; e na cidade alagoana de Arapiraca. Além disso, houve apreensão de maconha, cocaína, uma balança de precisão, um aparelho celular, e uma quantia en dinheiro, que seria oriunda da venda de entorpecentes.
Segundo regional de Propriá, Ruidiney Nunes, as investigações começaram a partir de denúncias relacionadas ao tráfico de drogas no município. Nos levantamentos realizados pela polícia foi possível identificar vários integrantes do esquema criminoso. “Com as investigações, houve a confirmação do crime, bem como se descobriu a participação de vários outros suspeitos o que culminou nesta operação”, explicou.
A operação foi batizada de “latência”, que significa algo que está oculto, em referência ao fato de que dos suspeitos, apenas quatro não exercem paralelamente ao tráfico uma atividade lícita, seja como empregado seja como microempreendedor, o que acaba ocultando a prática ilícita que exercem.
Cerca de 100 policiais participam da operação que é coordenada pela Delegacia Regional de Propriá e conta com o apoio da Divisão de inteligência e Planejamento Policial (Dipol). Estão envolvidos na ação as equipes da Coordenadoria de Operações e Recursos Especiais (Core), Departamento de Narcóticos (Denarc) de Aracaju e Itabaiana, Delegacias Regionais de Itabaiana e Neópolis, Coordenadoria de Polícia Civil do Interior (Copci), delegacias de Campo do Brito, Poço Verde, Monte Alegre, Cristinápolis, Porto da Folha, Malhada dos Bois, Rosário do Catete e Capela.
Também participam da operação o Comando do Policiamento Militar Especializado (CPME), Batalhão de Choque (BPChoque), 2° Batalhão de Polícia Militar (2° BPM), Agência de Inteligência da Polícia Militar e Companhia Independente de Policiamento com Cães (CipCães).
*Com informações Ascom SSP