Equipes da Polícia Federal deflagraram, na manhã desta terça-feira (11), a operação ‘Mascate’, que investiga uma suposta fraude em licitação pública em uma cidade do interior de Sergipe, que resultou na contratação de serviço e produto de automação para o sistema de saúde do município no valor de R$ 1.173.056,00.
Estão sendo cumpridos 11 mandados de busca e apreensão em endereços de empresas, repartição pública e residências de investigados nas cidades de Capela (SE), Maceió (AL); São Paulo (SP); Cotia (SP) e Osasco (SP). A operação mobiliza 51 policiais federais. Em um dos locais visitados pelas equipes da PF foram apreendidos R$ 30 mil.
A investigação, que começou a partir de uma denúncia, encontrou indícios de que o certame foi fraudado por meio de montagem de processo e de direcionamento da contratação, assim como de que houve superfaturamento ou sobrepreço.
Na ação realizada nesta terça-feira, a PF busca aprofundar as evidências do suposto esquema, que pode incluir crimes de fraude ao caráter competitivo de procedimento licitatório, corrupção, peculato e associação criminosa.
A operação foi nomeada ‘Mascate’ em alusão aos mercadores do passado que saiam de porta em porta vendendo seus produtos, acreditando-se que algo nos mesmos moldes, porém de forma desvirtuada e criminosa, tenha ocorrido no caso sob investigação.
*Com informações Ascom PF