ARACAJU/SE, 23 de novembro de 2024 , 9:00:39

logoajn1

Polícia Militar de Sergipe forma 56 novos aspirantes a oficiais

 

Na noite da quinta-feira (1º), a Polícia Militar do Estado de Sergipe (PM/SE) realizou a solenidade de formatura dos 56 novos aspirantes a oficiais, Turma 2024. O evento aconteceu no Centro de Ensino e Instrução (CEI), localizado no bairro América, em Aracaju. A formação faz parte dos investimentos do governo do estado na segurança pública.

O Curso de Formação de Oficiais (CFO) teve início no dia 14 de novembro de 2022, e foi ministrado no Centro de Ensino e Instrução, sob a supervisão da Escola de Formação de Oficiais (Esfo), com carga horaria de 2.600 horas-aula. No total, 56 cadetes, sendo 43 homens e 13 mulheres, concluíram o curso de formação, sendo um deles formado para atuar na Polícia Militar do Pará.

Para o primeiro colocado, o aspirante a oficial PM Felipe Gonçalves de Queiroz, é uma honra fazer parte das fileiras da corporação. “É motivo de muito orgulho tornar-se oficial da PM/SE. Agradeço a Deus, ao apoio da minha família, da minha namorada e dos meus amigos, que me ajudaram a chegar até aqui”, enfatizou.

O aspirante ainda relatou que conquistar o primeiro lugar do Curso de Formação de Oficiais representa o reconhecimento de todo esforço, dedicação e comprometimento. “Esta conquista é mais do que uma realização pessoal, é uma homenagem a todos aqueles que acreditaram em mim, que me apoiaram e que estiveram ao meu lado durante os momentos mais desafiadores”, reforçou.

Durante a cerimônia, o coronel da reserva remunerada José Pereira de Andrade Filho, secretário de Estado da Segurança Pública em exercício, representou o governador Fábio Mitidieri e parabenizou os formandos. “Nobres aspirantes, os senhores foram forjados para as mais diversas situações e venceram essa batalha, mas outras ainda virão. Vocês foram formados por excelentes instrutores, e abdicam de vários momentos em família, descanso e lazer para buscar seus ideais. Sendo assim, parabenizo a todos por essa nobre conquista. Que o Senhor os abençoe e os guarde!”, declarou.

Para o comandante-geral da PM/SE, coronel Alexsandro Ribeiro de Souza, a conclusão de mais uma turma do CFO representa um grande avanço na corporação. “Por muitos anos, os nossos oficiais eram formados em outras academias, nos diversos estados da Federação. O curso durava em média três a quatro anos, e, a depender das diretrizes das escolas, muitas vezes vivenciavam uma realidade de segurança pública diferente da nossa. A partir do ano de 2019, a segurança pública de Sergipe avança, e a Polícia Militar retoma a formação de seus oficiais que passam a ser capacitados de acordo com os padrões da nossa instituição, sobre a nossa real perspectiva de segurança pública”, disse.

O coronel Alexsandro Ribeiro também ressaltou que, por meio dos recursos viabilizados pelo governo do estado, a Secretaria da Segurança Pública investe na formação e na qualificação dos policiais militares para que eles possam prestar um serviço de segurança pública de qualidade.

Por fim, o comandante-geral parabenizou os novos aspirantes pela conclusão do curso. “Parabéns aos nossos formandos por essa conquista tão importante, galgada com determinação e perseverança para enfrentar os desafios. Sendo assim, são dignos de ser declarados, nesta noite, aspirantes a oficial PM. Aproveito a oportunidade para desejar sucesso nessa nova jornada. Sigam firmes, nobres aspirantes!”, ressaltou.

Ao final da formatura, o aspirante T. Miranda, integrante da Polícia Militar do Estado do Pará, fez questão de agradecer a formação no Centro de Ensino e Instrução da PM/SE. “Agradeço a oportunidade de ter sido formado em uma instituição como a Polícia Militar de Sergipe, que me trouxe uma visão diferente sobre policiamento. Foram muitos conhecimentos adquiridos que vão agregar na minha carreira na Polícia Militar do Pará, a exemplo da implementação do Termo Circunstanciado de Ocorrência. Nesse sentido, agradeço aos nossos instrutores por todos os ensinamentos que nos foram transmitidos durante o CFO”.

A turma do Curso de Formação de Oficiais 2022.2, aspirantes 2024, recebeu o nome do capitão Fábio Souza, falecido em setembro de 2023. Ainda na cerimônia, os familiares do capitão foram homenageados.

 

 

 

Você pode querer ler também