Mais de 2 mil policiais civis de todo o país cumprem, desde o começo da manhã desta sexta-feira (24), mandados de prisão de autores de homicídios e feminicídios (tentados e consumados). A Operação Cronos tem o apoio do Ministério da Segurança Pública e é coordenada pelo Conselho Nacional dos Chefes de Polícias Civis.
Em Sergipe, até o momento, foram presas 90 pessoas. Um adolescente e duas armas de fogo foram apreendidos. Além disso, mais de 6kg de maconha também foram retiradas de circulação por conta do trabalho conjunto que envolve delegacias da capital e interior.
Além dos crimes em destaque, a ação também visa prender responsáveis por descumprimento de medidas protetivas previstas na Lei Maria da Penha e garantidas às vítimas pelo Judiciário.
Cronos
O nome da operação Cronos faz referência ao Deus do Tempo, “Chronos”, que na mitologia grega era a personificação do tempo eterno e imortal. Na prática, chama a atenção para a redução do tempo de vida da mulher vítima de homicídio ou feminicídio em todo o Brasil. Além disso, reforça a ideia de que com a prisão dos envolvidos também é retirado deles mais tempo para cometer novos delitos.