Da redação, AJN1
O corpo do policial penal Deyvicson Santos Hipólito, 28, que foi assassinado por um interno, que também acabou morto, no interior do Complexo Penitenciário Manoel Carvalho Neto (Copemcam), em São Cristóvão, foi sepultado na manhã desta segunda-feira (22) no município de Riachuelo. O fato aconteceu no domingo (21), depois que preso conseguiu tomar a pistola de Deyvicson. Outro policial penal foi baleado e segue internado no Hospital de Urgência Governador João Alves Filho, em Aracaju, mas não corre risco de morte.
O presidente do Sindicato dos Policiais Penais de Sergipe (Sindppen/SE), Wesley Alves de Souza, lamentou o ocorrido. “Hoje é um dia triste, lamentável, não só para a Polícia Penal, mas para toda a Segurança Pública de Sergipe”. O sindicalista lembrou que o presídio tem um baixo efetivo policial e está superlotado.
Segundo Wesley, o presídio tem capacidade para 800 presos, mas atualmente abriga 2,9 mil. A informação é que cada pavilhão do Complexo Penitenciário tem de dois a três policiais por plantão.
Uma reclamação dos policiais penais está relacionada com a falta de algemas e coletes balísticos. No entanto, a Assessoria de Comunicação (Ascom) da Secretaria de Justiça, revelou que não procede a denúncia.
Relembre o caso
De acordo com informações da Sejuc, na manhã do domingo (21), os policiais penais precisaram intervir para retirar o interno Rafael de Oliveira Gonzaga, 25, que estaria com problemas com outros presos do pavilhão 3. Eles já estavam na área comum, na parte externa, quando Rafael conseguiu se apossar da arma de Deyvicson e atirou nele, baleando ainda o policial penal Temaco de Farias Almeida. Os outros policiais penais reagiram e alvejaram Rafael, que foi a óbito no local.
Equipes do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foram acionadas e encaminharam os dois policiais para o Hospital João Alves, em Aracaju. Instantes depois de dar entrada no hospital, Deyvicson não resistiu e morreu. Tamaco foi submetido a uma cirurgia e permanece internado. A informação é que ele está na sala de recuperação e deve ser transferido para enfermaria.