Da Ascom SMTT
Dias após a implantação das mudanças de circulação no bairro Ponto Novo, nas imediações do cemitério São João Batista, os condutores que trafegam pela região já notaram melhorias. A readequação viária realizada pela Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) facilita o acesso às avenidas Gonçalo Rollemberg Leite e Augusto Franco (Rio de Janeiro).
Com a mudança, o condutor que segue pela Rua Poeta José Sampaio e deseja ir para o Centro, deve seguir pela Avenida Gonçalo Rollemberg Leite e convergir à direita na Rua Rafael de Aguiar, em seguida na travessa São Benedito, retornando à Avenida Augusto Franco, sentido Centro.
A condutora Amélia Santos afirma que a readequação do trânsito já surtiu efeito. "Nós, condutores que circulamos por essa região, percebemos os benefícios. A proibição da conversão à esquerda na Avenida Augusto Franco melhorou o trânsito na saída da rotatória do cemitério", comentou.
"Percebo que melhorou de modo significativo. O trânsito aqui demora muito por causa dos carros que ultrapassavam e a desordem reinava. Agora o temporizador do semáforo está mais rápido e vejo que gerou mais fluidez", disse o condutor Roni Cruz.
"Dirijo há muitos anos e vejo que a Prefeitura tem modificado muitas coisas para nos favorecer. Ficou bem melhor para nós que sempre trafegamos por aqui. Trouxe mais fluidez e agilidade. Não tenho o que reclamar, é apenas benefício. Até os fiscais da SMTT que ficam por aqui nos orientam nesse novo percurso", afirmou o motorista Ricardo Luis.
Para a condutora Márcia Karine, quanto mais livre for o trânsito, mais tranquila fica a circulação. "Volto todos os dias da academia por aqui e compreendo a mudança feita aqui. Vejo que serão evitados muitos outros problemas, como, batidas, acidentes. Antes a falta de respeito que havia aqui era tremenda e com essa mudança o trânsito com certeza está mais livre".
Segundo a coordenadora de Sinalização da SMTT, Sheila Thereza, esta é apenas a primeira etapa do projeto de readequação viária planejado para a região. "Estamos estudando, também, a viabilidade da proibição da conversão à esquerda na Gonçalo Rollemberg Leite, sentido avenida Augusto Franco. O trânsito é complicado naquela região. Com esse estudo, nós pretendemos diminuir o tempo de espera nos semáforos e menos congestionamentos", explicou.