A Prefeitura do município de Nossa Senora do Socorro repercutiu em seu perfil oficial no Instagram (IG) a decisão de proibir a comercialização de fogueiras e fogos de artifício na cidade, a fim de atender às recomendações de isolamento social e restrições em razão da pandemia do novo coronavírus.
O Decreto municipal de nº 23.987, de 9 de junho de 2021, versa sobre a coibição, a fim de evitar o agravamento da saúde de pacientes que testaram positivo para a Covid-19, já que a doença fragiliza o sistema respiratório. O documento mantém as restrições de funcionamento de atividades não essenciais aos domingos e feriados, em conformidade com o Decreto Estadual nº 40.909, de 02 de junho de 2021.
No entanto, seguidores da página reclamaram da precariedade (e até mesmo da falta) de canais de denúncia. “Tem algum contato que a gente possa ligar para denunciar alguém vendendo ilegalmente ou até mesmo aquela pessoa que insiste em colocar fogueira na porta?”, pergunta uma seguida da página da Prefeitura, no IG. “Onde realizar denúncias?”, emendou outra, na sequência.
“O problema é que o Decreto existe, mas cadê a polícia ou a Guarda Municipal para fiscalizar? Até porque, quando a gente liga para fazer a denúncia, ninguém aparece!”, diz esta seguidora, em mensagem mais incisiva. “Gostei (…). Porém, não vi para onde ligar e fazer a denúncia. Até guerra de buscapé em frente ao Hospital Regional teve ano passado, e escutei da polícia que a demanda era grande e nada podiam fazer. Passem o contato, @prefeituradesocorro”, cobrou esta outra, que teve como resposta do perfil da Prefeitura, o número 153, da Guarda Municipal, como canal de denúncia.
A assessoria de comunicação da Prefeitura foi contatada para confirmar se há falhas na fiscalização e no atendimento às denúncias, e esclarecer o que será feito para melhorar o serviço, mas até o momento não houve retorno. O direito de resposta da Gestão de Socorro está mantido no espaço do AJN1.
Matéria em atualização