Acontece hoje, a partir das 17h, no Museu da Gente Sergipana a posse do advogado, escritor e colunista do Correio de Sergipe e do portal AJN1, José Rollemberg Leite Neto, na Academia Sergipana de Letras (ASL). Ele vai ocupar a cadeira de número 38, cujo patrono é o médico, professor e político Guilherme Pereira Rabelo. Ele sucederá a professora, escritora, cronista e poeta Carmelita Pinto Fontes.
A eleição ocorreu com votação unânime: o novo imortal recebeu os 33 votos possíveis dos membros da instituição. “A eleição para a ASL representa, para mim, não um ponto de chegada, mas a continuidade de um trabalho em defesa da cultura, da pesquisa jurídica, da história e da memória de Sergipe. Um esforço modesto, mas contínuo, que realizo com os melhores propósitos. Pretendo honrar a cadeira 38 com a intensificação da produção ensaística, produzindo algo que dialogue com a sociedade e com a tradição da Academia”, frisou José Rollemberg.
José Rollemberg é advogado desde 1998, com atuação predominante em Direito Constitucional, Eleitoral e Digital. É mestre em Direito (Universidade Gama Filho) e possui experiência docente em instituições como a Universidade Federal de Sergipe. Atualmente, é professor da pós-graduação da Faculdade 8 de Julho e de um MBA da USP. É sócio do escritório Eduardo Antônio Lucho Ferrão Advogados Associados, em Brasília. Além disso, integra a Academia Sergipana de Letras Jurídicas, onde ocupa a cadeira 29.
O novo imortal é autor do livro Urnas & Leis – Da primeira eleição ao primeiro Código Eleitoral (Ed. Tagore, 2024), no qual revisita a história política e institucional das eleições no Brasil. Participa também como autor de capítulos em obras coletivas sobre a Suprema Corte dos Estados Unidos e Direito Eleitoral, escreve regularmente como colunista do Correio de Sergipe/AJN1 e colabora eventualmente com o portal Consultor Jurídico (ConJur).
Trajetória
A eleição para a ASL marca mais um capítulo na trajetória literária e intelectual de José Rollemberg Leite Neto. Em março do ano passado, ele tomou posse na Academia Sergipana de Letras Jurídicas (ASLJ), onde ocupa a cadeira nº 29, que tem como patrono Sílvio Vasconcelos da Silveira Ramos Romero.





