A Defesa Civil de Aracaju continua em alerta por causa da possibilidade de mais chuvas para os próximos dias na capital. Até ontem (29), o órgão havia interditado 20 imóveis e atendeu a 94 ocorrências entre inundações, quedas de árvores, alagamentos e riscos de desabamento, através do número de emergência 199.
“Temos uma previsão de chuvas para essa semana. Segundo o meteorologista Overland Amaral, não é com a mesma intensidade das últimas que ocorreram, mas o solo ainda está encharcado e por isso permanecemos em alerta, principalmente no caso das encostas”, explicou o coordenador municipal da Defesa Civil, tenente-coronel Gilfran Mateus. Ele acrescentou que a possibilidade é de chuvas leves e moderadas, mas isso pode mudar, pois a certeza da previsão só vem três horas antes, quando o radar consegue captar com maior precisão.
De acordo com o tenente-coronel Gilfran Mateus, os imóveis foram interditados porque estavam em áreas de risco. “Interditamos oito casas no bairro Cidade Nova (no Alto da Boa vista), dez no bairro Cirurgia (rua Ribeiróplis) e duas no bairro Jabotiana (Largo da Aparecida), totalizando 20 imóveis. Estamos agindo para manter a segurança das famílias”, informou.
Ainda de acordo com o tenente-coronel, durante esses dias, a Defesa Civil contabilizou um total de 46 famílias desalojadas. “A maioria dessas famílias já retornou aos lares ou estão em outra situação de moradia (na casa de parentes, por exemplo). Apenas duas famílias estão desabrigadas. Elas foram acolhidas no Cras do Coqueiral. As demais foram acolhidas por familiares e amigos”, explicou.
Orientação
O órgão aproveita e reforça o alerta à população aracajuana. “Nos casos de ocorrência de alagamentos e inundações, pedimos aos moradores que não transitem pelas ruas a pé, nem de bicicleta, moto e carro, especialmente em locais próximos a canais. As pessoas devem ficar atentas também a sinais de deslizamento de terra perto de encostas, rachaduras que aparecem de forma rápida no solo ou nas paredes e barulhos anormais nas estruturas dos imóveis. Observar ainda árvores e postes inclinados”, orientou o coordenador municipal da Defesa Civil, tenente-coronel Gilfran Mateus.
*Com informações da PMA