ARACAJU/SE, 14 de setembro de 2025 , 4:17:47

Praias de Aracaju são fiscalizadas a fim de coibir aglomerações na capital

A Secretaria Municipal da Defesa Social e da Cidadania (Semdec) realizou na manhã deste domingo (28), fiscalização nas praias de Aracaju. A intenção foi garantir o cumprimento do Decreto municipal que restringe a circulação de pessoas nos finais de semana, para evitar que aglomerações ocorram.

Com o aumento significativo do número de novos casos registrados da Covid-19, o governo estadual e municipal decidiram pela restrição e toque de recolher. A vigilância mais intensa se dá na região da orla de Aracaju.

“Estamos dando prosseguimento à fiscalização que já vínhamos fazendo no final de semana passado. Estaremos com viaturas da Defesa Civil, Guarda Municipal e Procon nas áreas da praia. São duas equipes, uma fiscaliza em direção à Coroa do Meio e a outra em direção ao Viral, para que as pessoas não permaneçam na areia da praia. Teremos também viatura do Procon observando os bares pelo asfalto, em toda a extensão da rodovia Inácio Barbosa”, explica o secretário da Defesa Social e da Cidadania, Luís Fernando Almeida.

Há viaturas da Guarda Municipal posicionadas na extensão litorânea, com o objetivo de vigiar a região. Além disso, os terminais de integração, sobretudo o da Atalaia, também contam com vigilância especial.

O trabalho é feito de maneira integrada pelos órgãos ligados à Semdec: Defesa Civil, Procon e Guarda Municipal, que permanecerão patrulhando a cidade e orientando os cidadãos, inclusive com o cuidado em relação à maré.

“Temos dois tipos de fiscalização. À tarde, observaremos o pico de maré, já encaminhamos o alerta à população. Pela manhã, estamos fazendo a fiscalização nas praias, orientando os banhistas sobre o cumprimento do decreto municipal”, ressalta o coordenador da Defesa Civil, major Silvio Prado.

Em caso de desobediência, seja do acesso à praia, abertura de comércio não essencial ou toque de recolher, a pessoa será encaminhada à delegacia para lavratura do auto de violação dos decretos, o que caracteriza crime contra a saúde pública.

“Os decretos, tanto do Governo do Estado quanto da Prefeitura de Aracaju, não permitem a ação de atividades coletivas ou individuais na faixa de areia. Então, a fiscalização tem esse enfoque. Além disso, os bares e restaurantes localizados na capital serão vistoriados pela equipe do Procon, para verificar se estão cumprindo o que dispõe as medidas restritivas. Caso haja desrespeito, haverá sanção administrativa com a lavratura do auto de infração”, informa o coordenador do Procon, Igor Lopes.

Coordenador do Procon, Igor Lopes.

Você pode querer ler também