A Prefeitura de Aracaju, através da Guarda Municipal, órgão vinculado à Secretaria Municipal da Defesa Social e da Cidadania (Semdec), definiu, na manhã desta sexta-feira (7), o planejamento operacional para o Pré-Caju 2025, que será realizado nos dias 13, 14 e 15 de novembro. A corporação vai atuar em todo o perímetro externo do evento, com foco na segurança dos foliões e no ordenamento urbano durante os dias de festa.
Além da área do circuito, as equipes estarão presentes nos terminais de integração e corredores de ônibus, garantindo que o deslocamento dos foliões aconteça de forma tranquila e segura.
A Patrulha Maria da Penha também estará de plantão durante todo o evento, preparada para acolher e atender possíveis casos de violência doméstica ou de gênero, oferecendo suporte a mulheres que necessitem de ajuda.
De acordo com o comandante-geral da GMA, subinspetor Ricardo Silva, o trabalho da Guarda tem papel essencial na manutenção da segurança e da ordem pública durante grandes eventos. “A GMA tem uma importante missão no Pré-Caju. Estaremos presentes nas ruas, nos terminais e em todo o entorno da festa para garantir que o folião possa se divertir com tranquilidade. É um trabalho integrado, planejado e executado com responsabilidade”, afirmou o comandante.
O subcomandante, subinspetor Leonardo Faria, reforçou que o efetivo foi distribuído de maneira estratégica. “Vamos atuar com equipes da Ronda da Capital (RONDAC), Grupo Tático Operacional (GTO), Grupamento de Operações com Cães (GOC), Patrulha Maria da Penha e Grupamento Especializado em Motopatrulhamento (GEM). Todo o planejamento foi construído para garantir uma presença ostensiva e preventiva da Guarda”, destacou Faria.




