A Polícia Civil está reforçando as ações de segurança durante o Pré-Caju com o uso de ferramentas tecnológicas, viabilizadas pelo Núcleo de Modernização e Inovação Tecnológica (Numit), e equipes especializadas em investigação. O planejamento envolve acompanhamento em tempo real das ocorrências na Delegacia de Turismo (Detur), registro de boletins e monitoramento de objetos perdidos, além da atuação do agente virtual Pecê, que amplia o suporte aos foliões e agiliza a comunicação de crimes. Ao todo, o efetivo presente no evento é de 249 servidores, entre delegados e oficiais investigadores.
De acordo com a coordenadora das delegacias da capital, Rosana Freitas, a atuação operacional da Polícia Civil está reforçada com ferramentas tecnológicas. “Estamos, com o apoio do Numit, oferecendo alguns serviços a mais do que já vínhamos fazendo nos anos anteriores da festa. São serviços relacionados ao acompanhamento das ocorrências na Detur, registro de boletins e atividades investigativas”, destacou.
Entre as novidades, está o uso do agente virtual Pecê, que fornece informações sobre os serviços da Polícia Civil e o acompanhamento de ocorrências. “Além das orientações habituais — como localização de delegacias e o que fazer em caso de ser vítima de um crime — as pessoas terão à disposição informações sobre localização de objetos e documentos perdidos através do contato com o Pecê”, explicou Rosana Freitas.
Para entrar em contato com o agente virtual Pecê, o cidadão precisa somente enviar uma mensagem pelo WhatsApp para o número (79) 3213-7000. “Outro serviço é a informação sobre a localização de aparelhos perdidos. Em situações em que a pessoa perde ou tem o celular levado e consegue obter uma localização, pedimos que ela entre no assistente virtual e faça a comunicação. As equipes de investigação, que estarão de prontidão durante todo o evento, farão a averiguação para tentar recuperar o aparelho”, completou a coordenadora.
Para otimizar o atendimento às ocorrências, a recomendação é o registro do boletim de ocorrência na Detur. “Justamente por causa desse serviço investigativo montado aqui, através de um Centro de Comando e Controle, solicitamos à população e aos foliões que, se infelizmente forem vítimas de um crime e tiverem seus aparelhos roubados, furtados ou mesmo perdidos, façam a comunicação imediata à Polícia Civil”, reforçou Rosana.
“Essa comunicação imediata é importante para que possamos informar as equipes que estarão de prontidão e atuar na tentativa de recuperar o aparelho e efetuar a prisão dos infratores envolvidos nesse tipo de criminalidade”, finalizou a coordenadora das delegacias da capital, reiterando a importância da rápida comunicação de ocorrências à Polícia Civil, preferencialmente, no âmbito do Pré-Caju, na Detur.
A Detur estará funcionando em regime plantonista entre 19h da sexta-feira (14) e 7h, da segunda-feira (17). Nesse período, serão prestados os serviços de boletins de ocorrência, prisões em flagrante, termos de ocorrência circunstanciados, assim como os demais procedimentos de polícia judiciária, inclusive, os que tenham como vítimas integrantes de grupos vulneráveis.
Polícia Militar
Para garantir a segurança pública durante a tradicional prévia carnavalesca, a Polícia Militar delimitou pontos de acesso ao circuito da festa em locais estratégicos, tanto para dar fluidez quanto para otimizar os procedimentos de revista, visando coibir a entrada no Pré-Caju com objetos que possam colocar em risco a integridade dos foliões. Os acessos estão distribuídos ao longo de todo o circuito na Orla de Atalaia.
Nesta operação, o circuito foi dividido em quatro áreas. Na primeira área, há portões de entrada no trecho final da Passarela do Caranguejo; no cruzamento da Rua Lions Club, entre a avenida e a Rua Niceu Dantas; e na Rua Napoleão Dórea, entre a avenida e a Rua Niceu Dantas. Ao todo, são três portões nessa área.
Na segunda área, há acessos na Rua Durval Maynard, entre a avenida e a Rua Niceu Dantas; na Avenida Rotary, entre a Santos Dumont e a Rua Niceu Dantas; e na Rua Antônio Oliva Paiva, entre a Santos Dumont e a Rua Coronel José de Albuquerque. Nesse trecho, também são três os acessos à festa.
Na terceira área, há entradas na Rua Dr. Fernando Sampaio com a Avenida Oceânica; na Rua Yolando Vieira de Melo com a Rua Poeta José Sales de Campos; na Rua Engenheiro Francisco Manoel com a Rua Poeta José Sales de Campos; na Rua Cônego José Félix com a Rua Euclides Góis; e na área do Camarote Aju. Ao todo, são cinco acessos.
Na quarta área, os acessos são feitos na Rua Construtor Genival Maciel, no trecho entre a Rua Engenheiro José Oliveira Neto e a Avenida Santos Dumont; na Rua Renato Fonseca de Oliveira com a Rua Antônio de Andrade; na Rua Waldemar Silva de Carvalho com as ruas Delmiro Gouveia e Capitão-Tenente Edivaldo Lima; e entre as ruas Urbano Neto e Josué Carvalho Cunha.
Conforme o coordenador do plano de segurança, tenente-coronel Josebel Nascimento, todo o planejamento considerou o mapeamento do circuito e está sendo executado seguindo as diretrizes da corporação para a segurança dos foliões. “A Polícia Militar elaborou um planejamento detalhado a partir de todo o conhecimento e experiência da corporação com o evento. Todo esse planejamento visa dinamizar a atuação das equipes”, finalizou.




