ARACAJU/SE, 3 de fevereiro de 2026 , 19:55:58

Prefeita de Aracaju comparece à abertura dos trabalhos legislativos de 2026 na Câmara de Vereadores e destaca realizações de sua gestão na capital sergipana

 

A prefeita Emília Corrêa participou, nesta terça-feira (3), da retomada dos trabalhos legislativos de 2026 na Câmara Municipal de Aracaju, após o recesso parlamentar. Durante a sessão, a gestora fez a tradicional leitura da mensagem do Executivo aos vereadores, destacando o momento de reorganização vivido pela capital e a importância do diálogo entre os poderes. A cerimônia contou com a presença dos parlamentares da capital e de secretários municipais.

Em seu discurso, a prefeita ressaltou a “virada de chave” ocorrida ao longo do último ano. Ela enfatizou que a atuação integrada entre Executivo e Legislativo foi decisiva para enfrentar desafios históricos da cidade. “Isso devolve ao aracajuano a confiança nas instituições e o orgulho de viver na sua cidade. Nada disso teria sido possível sem a harmonia institucional entre os poderes. As decisões mais importantes para Aracaju passaram por este plenário”, afirmou.

Ao apresentar um panorama das ações realizadas, a prefeita destacou avanços estruturantes em áreas essenciais como saúde, educação, assistência social, mobilidade urbana, segurança, meio ambiente e valorização do servidor público.

Entre os marcos legislativos do último período, a prefeita mencionou a aprovação da Reforma da Previdência, do Plano Municipal pela Primeira Infância, da regulamentação do transporte complementar, do pacote de valorização dos servidores e do financiamento para a modernização do sistema de transporte público.

A gestora projetou 2026 como um ano decisivo para o futuro de Aracaju, com ênfase na política de desenvolvimento urbano. “Esse futuro começa com a revisão do Plano Diretor de Desenvolvimento Sustentável, que chegará a esta Casa no tempo certo. Já estamos trabalhando nele, já estamos dando transparência para ele, será amadurecido tecnicamente e legitimado pela participação da população. A população vai participar, vai ser transparente”, completou.

Já o presidente da CMA, vereador Ricardo Vasconcelos, destacou a convergência de interesses em prol do coletivo, que já garantiu bons resultados no ano passado. “Isso demonstra que nós queremos andar a passos largos, em mãos dadas com a gestão da prefeita Emília Corrêa, para que as coisas aconteçam aqui na nossa cidade. Não tem condições do Executivo entregar os resultados, entregar tudo aquilo que a população tanto espera, se nós não apoiarmos de verdade. Em 2025, nós apoiamos bastante, nós ajudamos em tudo aquilo que estava ao nosso alcance, e agora vamos colher os resultados”, disse.

O vereador também destacou mudanças concretas que já fazem a diferença na ponta para a população. “Avançou na questão da licitação do lixo, avançou na questão da licitação do transporte, trouxe ônibus elétricos, questões ambientais também, está quase entregando o Plano Diretor para a Câmara Municipal. Então, eu julgo que as coisas estão acontecendo dentro daquilo que a gente esperava”, completou.

Avanços

Aracaju apresentou avanços significativos na Saúde, alcançando 8º lugar no Brasil e 3º no Nordeste no Ranking 2025, com redução do desabastecimento de medicamentos de 30% para 5%, realização de 400 mil exames mensais, redução de filas em até 90%, aplicação de 548 mil doses de vacinas e destaque nacional para o Hospital da Mulher, primeiro 100% público de Sergipe certificado pela ONA. Na Educação, foram convocados 301 professores, distribuídos 32 mil kits escolares, ampliadas em 15% as matrículas da educação especial, entregues novas unidades e aprovado o Plano Municipal pela Primeira Infância. A Assistência Social avançou com o primeiro Censo da População em Situação de Rua, CRAS Itinerante, ampliação do Centro POP, novas estruturas de acolhimento e o maior Destina Aju da história.

Também houve fortalecimento das políticas para mulheres e pessoas com deficiência, com criação de secretarias, ampliação da rede de proteção e implantação da CIPTEA. Na Infraestrutura e Meio Ambiente, foram pavimentadas 193 ruas, reduzidos alagamentos em 42% e iniciadas ações ambientais que levaram Aracaju à COP30. Na Mobilidade, a tarifa foi congelada, a frota renovada e os sinistros reduzidos em 12%. A cidade avançou ainda na segurança, cultura, esporte, turismo e valorização dos servidores, com redução do desemprego para 6%, mais qualificação profissional e obras em diversos bairros.

Foto: Felipe Bass

 

Você pode querer ler também