A prefeita Emília Corrêa assinou, na tarde desta terça-feira, 03, a Ordem de Serviço que dá encaminhamento à construção da nova sede da Unidade Básica de Saúde (UBS) Humberto Mourão, localizada no bairro São Conrado.
A solenidade aconteceu na Rua da Independência, nº 104, terreno de quase 1400 metros quadrados onde a obra será executada. No dispositivo, ao lado de secretários, vereadores, deputados e presidentes de órgãos vinculados à prefeitura, a prefeita discursou também para moradores, estudantes e agentes comunitários do bairro.
“Estamos aqui hoje, com certeza, com um coração cheio de alegria. Porque a UBS Humberto Mourão está fechada há muito tempo. É mais um resgate daquilo que deixaram para trás. A questão da saúde pública, que verdadeiramente é de uma essencialidade muito grande para a população, nós estamos dando prioridade. A gente vai correr para fazer esse projeto acontecer em 8 meses”, enfatizou a prefeita Emília Corrêa.
Na nova sede da Humberto Mourão, serão realizadas ações individuais e coletivas de prevenção à saúde como imunizações, consultas, exames, controle de doenças e visita domiciliar, além de procedimentos médicos e odontológicos de pequeno porte, vigilância epidemiológica e ações de educação para a saúde e em saneamento básico.
Parte dos recursos para a construção foi viabilizada pelo senador Alessandro Vieira, que destacou a importância do investimento. “Garantimos quase R$ 3 milhões para essa obra porque entendemos que saúde perto de casa transforma a vida das pessoas. Isso beneficia o cidadão do São Conrado e desafoga outras unidades, melhorando o sistema como um todo”, afirmou.
A obra está prevista para ser entregue no início de 2026 e contará com térreo e primeiro andar. A estrutura terá oito consultórios médicos e dois consultórios odontológicos, além de áreas técnicas, farmácia e salas de nebulização, acolhimento e vacinação. A área externa terá espaço verde e serviço de paisagismo.
Lenir Nogueira é cuidadora de crianças e mora no São Conrado há 30 anos, na mesma rua em que a obra será executada. “É péssimo ter que se deslocar para outra UBS”, disse. “Tem muitos senhores e muitas senhorinhas que saem daqui para um posto lá no Orlando Dantas, de cadeira de rodas. É um sacrifício, a pessoa sair empurrando a cadeira nesse calor. Mas eu creio que tudo vai melhorar e vamos mudar essa realidade com a prefeita Emília”, enfatizou.
A secretária municipal da Saúde, Débora Leite, classificou a assinatura da Ordem de Serviço como “uma imensa alegria”. Ela relatou que, desde a sua chegada na secretaria e com o diagnóstico que foi feito, “a dor da Humberto Mourão era sentida”. “Essa dor era sentida quando a gente ia visitar gestantes que têm que se deslocar daqui até o Orlando Dantas e tantos outros pacientes que nem conseguem esse deslocamento e por isso ficam sem atenção. Esse momento é realmente o momento da gente vibrar com alegria e que essa comunidade vai ter saúde mais perto, que realmente vai ter uma assistência digna”, disse.
Ribeiro Semente é ativista social e conta que a UBS Humberto Mourão está desativada desde 2021, gerando prejuízos à população. “Graças à grande luta histórica da nossa comunidade, com várias mobilizações e audiências públicas aqui dentro do bairro, eu espero que a prefeita possa fazer diferente dos demais gestores que passaram pela Prefeitura de Aracaju. É um anseio nosso, a gente espera o mais rápido possível que essa Unidade de Saúde possa transformar as nossas vidas aqui dentro da comunidade do São Conrado”, afirmou.
O antigo prédio da UBS Humberto Mourão tem mais de 30 anos e funcionava na Rua A, do bairro São Conrado. Problemas estruturais levaram os usuários da região a serem atendidos pela UBS Geraldo Magela, no conjunto Orlando Dantas, um espaço que não consegue atender a todas as demandas do bairro.
O vice-prefeito e secretário da Comunicação, Ricardo Marques, também esteve com a população e compôs o dispositivo na solenidade. Por dois anos, quando foi vereador, ele encaminhou emendas impositivas para a construção da UBS Humberto Mourão.
“Graças a Deus, nesta nossa gestão da nova cidade, da prefeita Emília Corrêa, a gente não precisou utilizar imediatamente essas emendas para a construção, porque a gente conseguiu recursos de emendas federais para que essa construção aconteça em um tempo mais rápido possível”, explicou. “A gente espera que, dentro desse prazo que foi determinado, essa comunidade possa ser assistida, e os profissionais possam atender toda a população”, concluiu Ricardo.
Aracaju avança na saúde
Neste ano, Aracaju já registrou resultados expressivos no plano de sazonalidade, com queda nos casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) e nenhum óbito infantil por causas respiratórias. Casos de dengue também apresentaram expressiva redução, passando de 2.475 notificações em 2024 para 605 em 2025 no primeiro quadrimestre do ano.
Com a ampliação do serviço de Telemedicina, o município já oferece mil atendimentos mensais em 20 especialidades médicas. A medida adotada está presente em todas as 45 unidades de saúde da capital e vem sendo expandida para áreas como saúde mental e o diagnóstico precoce do Transtorno do Espectro Autista (TEA).
A população também contou com ampla oferta de atendimentos na rede hospitalar: o Hospital Fernando Franco realizou 61.958 atendimentos, a Maternidade Lourdes Nogueira, 96.190, e o Hospital Dr. Nestor Piva, 126.100. A Rede de Atenção Farmacêutica foi ampliada, com crescimento de 31,58% no número de farmacêuticos. Em 2025, são 38 profissionais atuando, frente aos 26 registrados no ano anterior.
Outras obras foram cadastradas junto ao Ministério da Saúde pelo programa NOVO PAC, incluindo um Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), uma Policlínica e uma nova Unidade Básica de Saúde. Destaque ainda para a nova gestão do Hospital Nestor Piva, que passou a ser administrado pelo Instituto de Gestão e Cidadania (IGC), e da Maternidade Lourdes Nogueira, agora sob responsabilidade do Instituto de Gestão e Humanização (IGH).