ARACAJU/SE, 14 de maio de 2025 , 21:30:45

Prefeita Emília Corrêa participa da reabertura do Cine Walmir Almeida no Centro Cultural de Aracaju

 

A prefeita de Aracaju, Emília Corrêa, participou na noite desta terça-feira, 13, da solenidade de reabertura do Cine Walmir Almeida, no Centro Cultural de Aracaju, localizado na praça General Valadão. O espaço, fechado há quatro anos, passou por uma completa revitalização e será reaberto ao público nesta quarta-feira, 14 de maio, com estrutura moderna e programação voltada ao fortalecimento do audiovisual sergipano.

Durante o evento, a prefeita destacou o simbolismo da reabertura e o compromisso da gestão em resgatar espaços importantes para a cultura local. “Hoje estou muito feliz. Estamos reabrindo um espaço que representa tanto para os artistas e para a cidade. O cinema do Centro Cultural é um marco. Foram quatro anos fechado, mas agora estamos entregando esse espaço de volta à população, requalificado, moderno e acessível. É um resgate importante para cineastas, para os jovens que sonham com o audiovisual e para todos que acreditam na cultura como ferramenta de transformação.”

A revitalização do Cine Walmir Almeida foi viabilizada com recursos da Lei Paulo Gustavo, no valor de R$ 668 mil, por meio de um Termo de Colaboração com Organização da Sociedade Civil. O projeto é fruto de parcerias entre a AVBR Produções, Tarcísio Duarte/Audiovisual, a Fundação de Cultura e Arte Aperipê de Sergipe (Funcap), o Governo de Sergipe, o Governo Federal, e o Terreiro São Lázaro, por meio da Fundação Cultural Cidade de Aracaju (Funcaju).

A diretora do Centro Cultural de Aracaju, Salete Martins, também celebrou a reabertura. “Depois de quatro anos fechado, é uma alegria ver o cinema reabrir com estrutura moderna, conforto e uma programação especial. Essa conquista foi possível graças à Lei Paulo Gustavo e ao trabalho das produtoras envolvidas. O espaço, que homenageia Walmir Almeida, será conhecido como Cinema do Centro, reforçando seu vínculo com a cidade.”

Filho do homenageado, o cineasta Walmir Almeida, Eduardo Almeida agradeceu pela homenagem e ressaltou a importância da preservação da memória cultural sergipana. “Essa reabertura é um grande passo para valorizar quem contribuiu com a cultura do nosso estado. Meu pai produziu documentários, fotografias históricas e filmes exibidos até na Europa. Ele chegou a conseguir apoio internacional no combate à seca. Pouca gente conhece essa história, e ações como essa ajudam a manter viva essa memória. Em nome da nossa família, agradeço a todos os envolvidos, especialmente à prefeita Emília, por essa homenagem tão significativa.”

Para o secretário municipal de Turismo, Fábio Andrade, o novo cinema fortalece também o setor turístico da capital. “Todo equipamento cultural impulsiona o turismo, e Aracaju ganha mais uma opção no coração da cidade. Estamos no marco zero, na antiga alfândega, que foi o primeiro prédio público da capital, e agora esse espaço se transforma em um presente para os aracajuanos e para quem visita a nossa cidade.”

A sessão de abertura será gratuita e exibirá o filme Benedito, de Sérgio Borges. Os interessados devem garantir suas vagas com antecedência pelo link disponível na bio do perfil da AVBR Produções no Instagram (@avbrproducoes). As vagas são limitadas. Além de promover o acesso  a filmes culturais, o espaço contará com sistema de bilheteria moderno, com venda online e totens de autoatendimento, e com uma bomboniere equipada, garantindo mais comodidade ao público. O secretário Municipal de Planejamento, Orçamento e Gestão, Thiago Silva, a presidente da Fundação de Formação para o Trabalho (Fundat) Melissa Rollemberg e o Comandante da Guarda Municipal, Ricardo Vasconcelos também estiveram presentes na solenidade.

Você pode querer ler também