O prefeito de Aracaju, João Alves Filho, realizou na manhã desta sexta-feira, 15, a assinatura de dez obras de grande porte para a cidade. O evento aconteceu no Centro Administrativo Aloísio Campos. As obras, que serão executadas pela Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminfra), contemplam o bairro Santa Maria e o conjunto 17 de Março.
Entre os serviços anunciados estão drenagem pluvial, pavimentação, infraestrutura e construção de postos de saúde e arena de esporte multiuso. As obras têm um prazo que varia de seis a oito meses para a sua conclusão e soma um investimento de aproximadamente R$37 milhões.
Para o prefeito João Alves, estas são obras importantes e que, muitas vezes, algumas delas ficam escondidas debaixo do chão e muitas pessoas não veem. "A Organização Mundial da Saúde costuma dizer que para cada dólar investido em obras debaixo do chão, nós economizamos 4 dólares de saúde pública. Então, são obras de vários tipos que, graças a Deus, nós estamos viabilizando depois de muito trabalho. Esse lançamento acontece com segurança, com recursos definidos e os empresários já comprometidos", reforça.
Na ocasião, o prefeito disse que vai autorizar, na próxima semana, a construção de uma maternidade no Santa Maria, e lembrou que já foram investidos mais de 78 milhões de reais no bairro e conjunto 17 de Março, e agora mais 20 milhões de reais, só naquela área.
Segundo o secretário municipal de Infraestrutura, Luiz Durval, essas obras representam o compromisso do prefeito João Alves com a comunidade do bairro Santa Maria. "Nós estamos investindo quase R$100 milhões na região com obras fundamentais. Dragar o canal Santa Maria é vital para a população. Temos o lançamento de dois postos de saúde, onde um deles fica na Zona de Expansão e outro no bairro Santa Maria; temos a arena multiuso, que é um espaço que será usado na prática esportiva com o que há de mais moderno em termos de esporte; temos a obra de infraestrutura do Pantanal, que é uma obra emblemática e que estava parada há quase cinco anos; temos as obras do Jardim Confiança e Vila dos Chalés e fechamos as intervenções no conjunto Augusto Franco com a cobertura da Canal 3. Temos certeza de que todas essas obras são de grande importância para toda essa região", declara.
O secretário de Comunicação Carlos Batalha lembra dos pedidos dos moradores. "Por força de lei precisamos passar, antes de qualquer obra, por processos licitatórios que levam entre oito meses e um ano. Eu dizia que ainda no segundo semestre Aracaju viraria um canteiro de obras e, agora, isso começa a acontecer. Agora temos um pacote de dez obras que vão para a saúde, para o esporte, infraestrutura e urbanização. Hoje é um dia altamente satisfatório para a administração municipal, porque são obras importantíssimas para a população das áreas contempladas", comemora.
Veja a relação das obras
• Drenagem pluvial do conjunto Chalés Aeroporto,
• Drenagem e pavimentação com paralelepípedos do conjunto Jardim Confiança,
• Infraestrutura do bairro Jardim Pantanal,
• Construção do posto de saúde Niceu Dantas (Mosqueiro),
• Construção do posto de saúde Elizabeth Pita (Santa Maria),
• Infraestrutura da área externa dos blocos do 17 de Março,
• Complementação da construção de 16 blocos de apartamentos no conjunto 17 de Março,
• Pavimentação e drenagem da avenida Canal 3 (Augusto Franco),
• Construção da arena multiuso (Coroa do Meio),
• Drenagem do canal Santa Maria.
Com informações da Secom/PMA