ARACAJU/SE, 17 de agosto de 2025 , 8:04:26

Prefeitos da Grande Aracaju discutem instalação de consórcio do transporte público

Nesta segunda-feira, 9, o prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira, promoveu uma reunião em seu gabinete com os prefeitos Marcos Santana de São Cristóvão, Padre Inaldo de Nossa Senhora do Socorro e Alberto Macedo de Barra dos Coqueiros. O foco principal do encontro foi a implementação do consórcio metropolitano do transporte coletivo na região da Grande Aracaju, uma iniciativa liderada pela capital sergipana. Durante a reunião, os gestores definiram um cronograma de atividades para os próximos dias, delineando as próximas etapas para a criação desse órgão essencial.

O primeiro passo será dado na quarta-feira, 11, quando os quatro prefeitos serão apresentados ao diagnóstico detalhado do transporte coletivo na Grande Aracaju. Esse estudo foi conduzido pela Associação Nacional de Transporte Público (ANTP), uma entidade contratada pela Prefeitura de Aracaju no final do ano passado.

Edvaldo Nogueira expressou otimismo em relação à reunião, descrevendo-a como “altamente produtiva”. “Nós, os prefeitos Marcos Santana, Padre Inaldo e Alberto Macedo, decidimos avançar com a criação do consórcio de transporte coletivo. Esta autarquia é de extrema importância e representa um marco inicial para tornar realidade a tão aguardada licitação do transporte público na Grande Aracaju. Na próxima quarta-feira, a empresa contratada pela Prefeitura de Aracaju irá apresentar a nós quatro todos os detalhes dos estudos elaborados. A partir dessa apresentação, anunciaremos a data oficial para a instalação do consórcio de transporte coletivo na região metropolitana”, afirmou Nogueira.

O prefeito ressaltou ainda que a meta é lançar o edital para a licitação do transporte coletivo até o início de 2024. “Estamos comprometidos com esse objetivo ambicioso. Até o começo do próximo ano, planejamos ter o edital pronto, permitindo que a licitação do transporte coletivo seja finalmente realizada. Mais do que um sonho, isso representa um compromisso que firmamos com os cidadãos de Aracaju, São Cristóvão, Barra dos Coqueiros e Nossa Senhora do Socorro”, enfatizou o prefeito da capital sergipana.

Nogueira também lembrou que a criação do consórcio tem sido tema de discussões desde 2017, mas devido à pandemia, o processo precisou ser adiado. “Agora, superado esse desafio imposto pela pandemia de COVID-19, estamos retomando as discussões e planejando avançar ainda mais. Com a implementação do consórcio, que contará com representantes das quatro cidades e do Governo do Estado, todas as atividades de gerenciamento do transporte coletivo serão realizadas conforme a legislação determina”, concluiu Nogueira.

 

Com informações da PMA. 

Você pode querer ler também