Da redação, AJN1
A Prefeitura de Aracaju afastou de suas funções uma técnica em enfermagem que não aplicou corretamente a primeira dose da vacina contra a covid-19 numa mulher que se dirigiu na manhã desta segunda-feira (9), ao ponto de imunização montado na Uninassau, situado no bairro Siqueira Campos.
O flagrante foi registrado em vídeo postado nas redes sociais da Prefeitura de Aracaju. Nas imagens, a enfermeira olha para a equipe de imprensa da Prefeitura, que estava registrando a vacinação e, como que se preparando para a fotografia, enfia a agulha no braço da mulher que estava lá para ser imunizada com a primeira dose destinada a pessoas de 25 anos e, depois, ao invés de injetar a vacina, retira a agulha.
O vídeo foi publicado nas redes oficiais da Prefeitura que, após identificar que a dose não foi administrada corretamente, apagou o conteúdo das redes.
Em nota, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) informa que já identificou a profissional e que ela será afastada do Programa Municipal de Imunização. Ainda segundo a nota, o caso será encaminhado para o Ministério Público Estadual e a usuária está sendo identificada para receber corretamente a dose do imunizante.
“A SMS lamenta o ocorrido e reafirma a eficiência e transparência do Plano de Imunização do Município, que já imunizou 364.364 pessoas, e atua em parceria com os órgãos fiscalizadores como os Ministérios Públicos Estadual e Federal. A Secretaria também agradece a vigilância da sociedade e dos veículos de imprensa, fundamentais na identificação deste fato”, diz o texto.
Fontes ligadas à enfermeira afirmam que a profissional teria se atrapalhado após a chegada da equipe de comunicação da Prefeitura, e que não houve má fé.