ARACAJU/SE, 17 de outubro de 2024 , 23:09:37

logoajn1

Prefeitura de Aracaju anuncia plantio de mais de 2 mil árvores no Parque da Sementeira

 

O prefeito Edvaldo Nogueira e o secretário municipal do Meio Ambiente (Sema), Alan Lemos, deram início, nesta sexta-feira (26), ao plantio de 300 novas mudas de árvores no Parque Governador Augusto Franco, popularmente conhecido como Parque da Sementeira. A medida faz parte do projeto de revitalização da área de lazer da capital sergipana, a partir do programa de Requalificação Urbana ‘Construindo para o Futuro’, fruto do financiamento firmado entre a Prefeitura e o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). Na ocasião, Edvaldo anunciou ainda o plantio de 2.040 árvores até a conclusão das obras, duplicando o número total de árvores existentes no espaço de lazer, que passará a contar com mais de 4 mil espécies arbóreas.

Ao iniciar o plantio, o prefeito explicou a importância do projeto de reurbanização da Sementeira e destacou os benefícios que o projeto trará para a população. O gestor também enfatizou como o plantio das novas mudas farão do parque um amplo espaço verde na cidade, voltado para as práticas esportivas, para o lazer, mas, sobretudo, para o convívio da população com a natureza.

“O que nós queremos, com a revitalização da Sementeira, é transformá-lo em um lugar que as pessoas possam aproveitar, em sua totalidade. Todos os grandes parques do mundo contam com áreas de lazer e esportivas integradas aos espaços verdes. O que queremos é que todos os aracajuanos possam desfrutar do parque, com locais apropriados para todos, para aqueles que praticam esportes, para os que buscam lazer, para os que querem se divertir com suas famílias. Por isso, estamos executando um projeto lindo, com equipamentos, mas que possui muito mais áreas verdes. Diferente do que tem sido falado, não estamos diminuindo as áreas verdes. Ao contrário. Estamos duplicando. Hoje, o parque possui 2 mil árvores catalogadas e nós vamos plantar mais 2.040, ou seja, após a revitalização, o Parque da Sementeira terá mais de 4 mil espécies arbóreas, o que fará dele um amplo parque verde para a população desfrutar”, destacou.

Com a obra que está sendo realizada no local, os prédios públicos que funcionavam no espaço foram removidos, como as sedes da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb) e da Guarda Municipal de Aracaju (GMA). As mudanças que estão sendo realizadas na Sementeira farão com que a área verde do parque, que hoje ocupa 81% do espaço, seja ampliada para 83%. Uma transformação que, de acordo com Edvaldo, “revela o compromisso da administração municipal com o meio ambiente”.

“O meu compromisso com o meio ambiente é histórico e se entrelaça com o meu comprometimento com a cidade. Cada ser humano deve se preocupar com a sustentabilidade, pois temos assistido o que o nosso modelo de desenvolvimento atual tem provocado no mundo. Estamos observando alterações climáticas profundas e precisamos encontrar mecanismos para contribuir com o meio ambiente. E foi a partir dessa ideia, deste ponto de vista, que a nossa gestão enfrentou três desafios na cidade nos últimos anos e  que hoje colhemos os frutos. Trabalhamos para ampliar a resiliência da capital, com a limpeza dos canais, entre outras iniciativas; trabalhamos pela preservação das nossas áreas de conservação, como a implantação de três locais específicos, entre eles o do residencial Mangabeiras, que preserva as mangabas; e o terceiro foi a revitalização do Parque da Sementeira, um espaço fundamental da cidade e que ficará muito mais arborizado ao final desta reestruturação, se tornando um dos mais belos parques do país”, frisou.

Plantio e colaboração

Entre as espécies que foram plantadas nesta sexta-feira estão exemplares típicos do bioma no qual a cidade está inserida, como angico, cajueiro, farinha seca, jenipapo, pau brasil, pau ferro, chuva de ouro, pitanga, tamboril, paineira, pata de vaca, saboneteiras, monguba e aroeira. O secretário da Sema, Alan Lemos, explicou a importância da ação e detalhou sobre a necessidade do processo de supressão que também precisa ser realizado em árvores comprometidas do parque.

“Esse projeto de requalificação do Parque da Sementeira tem como um dos componentes principais aumentar o tamanho da área verde do espaço. Estamos, a partir de hoje, duplicando a quantidade de árvores existentes no parque. Isso confirma o nosso compromisso de avançar com os espaços de áreas verdes na capital e de tornar a cidade mais sustentável. Recentemente, precisamos suprimir alguns coqueiros que existiam no local, por conta da existência de fissuras e brocas em alguns deles. Mas, a retirada dessas árvores foi por necessidade, não para substituí-las para construção de estruturas. Na verdade, estamos demolindo estruturas físicas que existiam no parque para dar mais espaço para áreas verdes”, completou.

As árvores que estão sendo plantadas na Sementeira são produzidas, em grande maioria, no próprio Horto Municipal, que funciona em um espaço do parque. Ao todo, mais de 50 espécies farão parte do acervo vivo para o desfrute da população. A ampliação da área verde aumenta a diversidade arbórea na cidade e cria um ambiente de fauna propício. Isso fará com que a capital se torne mais verde e mais confortável, do ponto de vista térmico, o que vai contribuir também com a presença de mais animais silvestres que frequentam o espaço.

Presidente da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), Bruno Moraes destacou que o órgão municipal atua em parceria com a Secretaria do Meio Ambiente para a realização do plantio de mudas na Sementeira e na cidade. Para ele, o projeto realizado no parque é “uma semente valiosa para as gerações futuras da capital sergipana”.

“A Emsurb sempre trabalhou em conjunto com a Sema, com o viés social de fazer o plantio e de, posteriormente, cuidar das mudas. Essas árvores que estão sendo plantadas na Sementeira e em diversos espaços de Aracaju estão contribuindo com a qualidade de vida das pessoas e com a melhoria do meio ambiente. É uma satisfação muito grande a Emsurb trabalhar com a Sema nessas ações. Com elas, estamos deixando uma semente muito valiosa para as futuras gerações e o plantio feito a partir de hoje aqui na Sementeira ficará para a história”, ressaltou.

O projeto

A revitalização do Parque da Sementeira faz parte do Programa de Requalificação Urbana “Construindo Para o Futuro”, no qual a Prefeitura de Aracaju está executando uma série de obras na cidade, através do financiamento com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). Na obra, estão sendo investidos mais de R$ 25,7 milhões, contemplando uma área de 320 mil m².

A primeira etapa do projeto de revitalização da Sementeira foi concluída em 2022, quando foi realizada a reforma do cercamento, dos passeios e substituição do gradil, a partir de um investimento aproximado de R$ 2,5 milhões. À época, a prefeitura já havia realizado o plantio de 779 árvores como um incremento ambiental e paisagístico para o parque.

 

 

 

Você pode querer ler também