ARACAJU/SE, 23 de julho de 2025 , 5:06:31

Prefeitura de Aracaju e Instituto de Identificação firmam parceria e facilitam emissão da Carteira de Identidade Nacional

 

A Prefeitura de Aracaju, por meio de uma parceria entre a Fundação Municipal de Formação para o Trabalho (Fundat) e o Instituto de Identificação, do Governo de Sergipe, garante o acesso gratuito à nova Carteira de Identidade Nacional (CIN). O serviço atende prioritariamente pessoas em situação de vulnerabilidade, e pode ser realizado tanto na sede da Fundat quanto nas Unidades de Qualificação Profissional (UQPs) espalhadas pela capital.

As vagas para agendamento são liberadas todas as segundas e quintas-feiras, a partir das 12h, no site da Secretaria de Segurança Pública.

Para tornar o serviço ainda mais acessível, pessoas com mais de 60 anos, com deficiência física ou intelectual e pessoas autistas estão dispensadas do agendamento prévio, podendo dirigir-se diretamente aos pontos de atendimento. Para a emissão da Carteira de Identidade Nacional (CIN), é indispensável a apresentação dos seguintes documentos: certidão de nascimento ou casamento (original) e CPF. O prazo para a entrega da carteira é de até 30 dias, podendo ser adiantado.

Atualmente, a emissão da CIN está disponível das 7h às 17h nas seguintes unidades: sede da Fundat (Centro), UQP do bairro Santa Maria, UQP do bairro Coroa do Meio, UQP do bairro Santos Dumont. Em breve, o serviço estará disponível na nova unidade localizada no bairro Mosqueiro.

O coordenador de Registro Geral, Raoni Almeida, explica como funciona o atendimento para emissão da nova carteira de identidade nacional, destacando a agilidade do processo e o foco nas pessoas em situação de vulnerabilidade. “Os serviços são organizados em blocos de horários, das 7h às 13h, e cada atendimento dura, em média, de 10 a 15 minutos. É um processo rápido, simples e com todo o suporte necessário oferecido pela Fundat”, afirmou.

Quem passa pelo atendimento também elogia a agilidade do serviço e o acolhimento dos profissionais. Para muitos usuários, a experiência foi marcada pela eficiência e pelo cuidado no atendimento. “Foi muito rápido, foi muito bom, a pessoa já chega e já é atendida, todos são bem gentis, e eu já saí encaminhado”, declarou João Emanuel Rosasa, que esteve na Fundat em busca da nova Identidade Nacional.

Maria Sônia também falou sobre a experiência. “Foi tudo bem rápido, peguei uma ficha e já fui atendida, todos os funcionários são muito legais e eu indico pra outras pessoas virem na Fundat fazer sua identidade”, disse.

De janeiro a junho deste ano, a Fundat já emitiu 4.445 carteiras de identidade entre primeira e segunda via. Foram 1.733 emissões nos três primeiros meses, com três unidades ativas, e 2.712 de abril a junho, com cinco unidades ativas.

Com um serviço rápido, humanizado e sem burocracia, a Fundat reforça o compromisso com a cidadania ao garantir que a população aracajuana o acesso gratuito a um documento atualizado e reconhecido em todo o país. Quem ainda não emitiu sua nova identidade deve ficar atento aos canais de agendamento, e aos que já solicitaram, aos prazos de retirada do documento. Aproveite a facilidade do atendimento e garanta a sua Carteira de Identidade Nacional.

 

 

 

Você pode querer ler também