Durante os dias 3, 4 e 5 de abril, a Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal do Turismo (Setur), participou da WTM Latin América, no Expo Center Norte, em São Paulo, com o objetivo de divulgar Aracaju no mercado nacional e internacional do turismo.
É a primeira vez que a capital sergipana é divulgada na WTM, considerada uma das maiores feiras de negócios e turismo da América Latina. De forma a potencializar a ação de promoção do destino, a Prefeitura de Aracaju e o Governo do Estado atuaram em conjunto, compartilhando um estande de 40 metros quadrados, onde as equipes das secretarias de Turismo do Estado e do Município trabalharam a divulgação de Aracaju e demais municípios sergipanos com farto material promocional.
Repetindo o sucesso de dias anteriores, o último dia de feira foi de intensa visitação de profissionais do mercado, bem como, de representantes do trade turístico, que foram unânimes nos elogios à estrutura, material informativo e promocional, além do trabalho de acolhimento aos visitantes.
O secretário municipal do Turismo, Jorge Fraga, fez um balanço positivo deste terceiro dia de WTM Latin América. “Cumprimos com o que foi planejado e é evidente que, com a estrutura que trouxemos, aliado à parceria com o Governo do Sergipe, através da Setur estadual, comandada com competência por Marcos Franco, Aracaju e Sergipe terão um forte incremento no turismo”, destaca.
O gestor ressalta que, durante os três dias, o estande sergipano foi visitado por importantes autoridades do Governo Federal, como o presidente do Instituto Brasileiro de Turismo (Embratur), Marcelo Freixo, e a ministra do Turismo, Daniela Carneiro, além de agentes de viagem, guias de turismo, operadoras, trade turístico e gestores de outros estados e municípios.
“Esses contatos fortalecem a imagem do destino e estreitam as relações com os representantes do mercado. Com toda a visitação que tivemos, posso afirmar que nossa cidade sai bem mais conhecida e no portfólio de negócios dos profissionais que passaram pelo estande”, pontua Jorge Fraga.
A agente de viagem Márcia Braga disse que entrou no estande em busca de informações sobre Sergipe e a capital sergipana de forma a ampliar seu leque de ofertas para venda de pacotes turísticos a sua clientela. “Passei no bloco, achei bonito o estande de vocês e nessa primeira impressão quis conhecer melhor Aracaju e Sergipe. Eu sempre vendo pacotes para outros estados e hoje entendi melhor o que vocês têm, agora será bem melhor vender pacotes de Aracaju para os meus clientes”, afirmou.
O mesmo posicionamento teve Thiago Rodrigues, da Terramundi, operadora sediada em São Paulo, com forte atuação em venda de pacotes para a América do Sul, África, Leste Europeu e Ásia. Para o executivo, é importante que destinos turísticos novos participem da WTM para oferecer detalhes dos atrativos aos profissionais do mercado. “Importante vocês estarem aqui porque já tivemos procura e não tínhamos muito conhecimento para oferecer, sobretudo hotéis e serviços. Então, achei importante passar no estande para conhecer melhor os produtos para promover o turismo interno, já que minha atuação é quase que majoritariamente para o exterior”, explicou.
Para se despedir da WTM Latin América 2023 em clima de festa, o público pode aproveitar um pocket show do cantor Pedo Luan, levando ao público música sergipana de qualidade, já anunciando que no próximo mês de junho tem Forró Caju, na praça de eventos dos mercados, e Arraiá do Povo, na Orla da Atalaia, grandes festas realizadas pela Prefeitura de Aracaju e Governo de Sergipe, respectivamente.
De acordo com balanço parcial divulgado pela organização da WTM, cerca de 16 mil visitantes passaram pelos estandes expositores neste ano. Ainda segundo os organizadores, a próxima edição da feira acontecerá nos dias 2, 3 e 4 de abril de 2024.
“Já defini com minha equipe de projetos que a WTM 2024 começa agora, não perderemos tempo. Como tenho afirmado, temos que participar de forma a não deixar dúvidas quanto a importância do nosso destino no mapa do turismo. Para isso, precisamos nos apresentar cada vez melhor e com mais material de conteúdo para que o mercado saiba que existe no Brasil um destino novo e cheio de novidades para os turistas. Esse destino é Aracaju e nós vamos intensificar nosso trabalho de divulgação”, declara o secretário Jorge Fraga.