ARACAJU/SE, 1 de janeiro de 2026 , 13:01:33

Prefeitura recolheu mais de 4 toneladas de resíduos com serviços de limpeza nas áreas de mangue

A preservação dos manguezais, conhecidos como “berçários da vida”, foi uma das prioridades da gestão municipal neste ano. Esse ecossistema costeiro, que se destaca na zona urbana da capital, recebe periodicamente ações de manutenção e limpeza. As atividades realizadas pela Prefeitura de Aracaju, por meio da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), resultaram na remoção de mais de 4 toneladas de resíduos dos mangues entre os meses de janeiro e dezembro.

O resultado é atribuído à ampliação das equipes operacionais e ao reforço das estratégias adotadas pela Empresa Municipal. Além disso, o cuidado com o meio ambiente pode ser percebido por quem transita diariamente por áreas da cidade onde a vegetação de mangue está presente.

Morador do bairro Luzia, Lindemar Lopes mantém o costume de caminhar nas proximidades do Parque Ecológico do Tramandaí, situado no bairro Jardins. O morador relatou que antes encontrava resíduos descartados de forma irregular, o que comprometia o aspecto visual do local. “Melhorou muito. Antes, aqui tinha muito lixo, o mato era alto e o cheiro era horrível, bem desagradável. Hoje está diferente, dá para ver a mudança. Agora a gente consegue caminhar melhor e o ambiente ficou bem mais agradável”, afirmou.

Há sete anos, a doméstica Gildete Santos percorre o mesmo trajeto diariamente para ir e voltar do trabalho, localizado em frente à área de mangue do Tramandaí. Ela disse que se preocupa com a conservação do espaço e expressou o desejo de que seus netos possam conhecer os mangues e os animais em seu habitat natural. “Confesso que já vi muito plástico e, agora, houve uma redução considerável. Quem passa não vê mais tanta sujeira. Ainda precisamos cuidar mais e incentivar a preservação, mas a limpeza está excelente”, comentou.

Wender dos Santos Bispo, coordenador de Cottas e responsável pela organização das atividades de limpeza nos manguezais, ressaltou que as intervenções no Parque Ecológico do Tramandaí refletem o empenho da atual administração em políticas públicas que vão além da limpeza urbana, alcançando também a proteção ambiental e o enfrentamento ao descarte irregular nas áreas de preservação.

“Desde o início do ano, existe uma atenção permanente voltada à intensificação dos serviços na Reserva do Tramandaí. São realizadas ações contínuas para a retirada de resíduos descartados de forma inadequada, que provocam danos ao manguezal e ao meio ambiente. Isso mostra como a Emsurb participa ativamente desse processo, contribuindo para a recuperação do ecossistema, a conservação da biodiversidade e a elevação da qualidade ambiental, assegurando um espaço mais saudável para a população e para as próximas gerações”, destacou.

Além dessas iniciativas, também foram promovidas ações de higienização na Avenida José Antônio de Andrade Goes (Manguezal da Coroa do Meio), na Avenida General Calazans (Mangue do JK), no Mangue de Santa Lúcia, nos manguezais da 13 de Julho, da Jabotiana e na área localizada na Avenida Jaci Carvalho. As atividades ocorreram em parceria com a Coordenação Ambiental, garantindo organização e atenção permanente às áreas de preservação.

A Prefeitura de Aracaju mantém sua atuação contínua nesse trabalho, fortalecendo a recuperação dos manguezais, a proteção da biodiversidade e a melhoria das condições ambientais.

Fonte: AAN

Você pode querer ler também