ARACAJU/SE, 26 de agosto de 2025 , 12:18:50

Presidente da ABIH Nacional recebe Título de Cidadão Sergipano

 

A Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese) entregou, nesta segunda-feira (25), em Sessão Especial realizada no Plenário Pedro Barreto de Andrade, o Título de Cidadão Sergipano ao empresário e presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH Nacional), Manoel Cardoso Linhares.

A honraria foi proposta pelo deputado estadual Luciano Pimentel (PP), reconhecendo a expressiva contribuição do homenageado para o desenvolvimento do turismo nacional e sua parceria estratégica com o setor turístico sergipano.

A mesa da Sessão Especial foi composta, além do homenageado e do deputado Luciano Pimentel, pelo deputado estadual Paulo Júnior (PV); pelo secretário de Estado do Turismo, Marcos Franco; pelo presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis em Sergipe (ABIH-SE), Antônio Carlos Franco; pelo presidente do Sindicato das Empresas de Hospedagem e Alimentação de Sergipe, Manuel Lisboa Barbosa e pelo diretor-presidente do Grupo Vidam, professor Wilson dos Santos.

Liderança nacional no turismo

Natural de Crateús, Ceará, Manoel Linhares construiu uma sólida trajetória como empresário e líder setorial. Desde 2018, preside a ABIH Nacional, a mais antiga entidade representativa do setor turístico no Brasil, com 87 anos de atuação. Também está à frente do Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares do Ceará (SindiHotéis Ceará) e integra o Conselho Nacional do Turismo (CNT), além de ser reconhecido por sua atuação como empreendedor nos ramos da hotelaria, construção civil, combustíveis e mercado imobiliário.

Durante a cerimônia, Manoel Linhares foi agraciado não apenas com a presença de amigos e autoridades, mas também com palavras de reconhecimento por sua dedicação ao fortalecimento do setor produtivo nacional. Ao longo de sua carreira, o homenageado acumulou diversos títulos e comendas em diferentes estados brasileiros, sempre pautado pelo compromisso com o desenvolvimento do turismo como ferramenta de geração de emprego e renda.

“Plantar trabalho é colher resultados”, diz o homenageado

Emocionado, Manoel Linhares agradeceu pela honraria e lembrou os desafios enfrentados pelo setor de turismo, especialmente durante a pandemia:

“Só tenho a agradecer aos meus conterrâneos sergipanos. Hoje é um dia histórico, que vai marcar a minha vida. Eu sou cearense, mas me sinto honrado por esse reconhecimento em Sergipe e pelo Brasil afora. São quatro mandatos à frente da ABIH Nacional, a entidade mais antiga do turismo no Brasil. Sempre digo: quem planta trabalho, colhe resultados. E é isso que tenho feito. O ‘Baixinho do Turismo’ está sempre à disposição, lutando pelo setor em todas as esferas: municipal, estadual e federal. Enfrentamos uma das maiores crises durante a pandemia. Para se ter uma ideia, 80% da hotelaria fechou as portas, com ocupações entre 5% e 20%, quando o mínimo necessário para a sobrevivência de um hotel é de 50% a 60%. Mas, com fé em Deus, muita determinação e trabalho, estamos retomando. O Brasil tem uma riqueza natural incomparável: o Norte com a Amazônia, o Centro-Oeste com o Pantanal, o Nordeste com suas praias e hospitalidade, o Sul e Sudeste com suas paisagens e cultura. Somos o país número um do mundo em belezas naturais e o oitavo em cultura. O turismo é uma indústria forte, a cada quatro empregos gerados no mundo, um é do setor turístico. Por isso, precisamos continuar investindo e valorizando esse segmento.”

Propositor da homenagem destaca trajetória

O deputado Luciano Pimentel, autor da proposta de concessão do título, destacou a relevância da atuação do homenageado à frente da ABIH Nacional:

“O senhor Manoel Linhares tem uma contribuição grandiosa para o setor hoteleiro brasileiro. Durante sua presidência na ABIH, ele liderou importantes ações que permitiram a sobrevivência de muitos hotéis durante a pandemia, graças ao diálogo constante com o governo federal. Ao concedermos esse título, estamos reconhecendo não apenas o seu trabalho à frente da ABIH, mas também sua contribuição para o desenvolvimento do turismo em nosso estado. Sergipe é grato por sua atuação e liderança.”

O secretário de Estado do Turismo e ex-deputado estadual, Marcos Franco, também participou da sessão solene e destacou a importância do trabalho conjunto com a ABIH:

“É uma grande satisfação reconhecer o trabalho de Manoel Linhares, o nosso ‘Baixinho do Turismo’. Ele fala com o coração, e eu disse isso a ele hoje, nós também falamos do coração, principalmente quando se trata de reconhecer quem realmente contribui para o desenvolvimento do turismo no nosso estado e no país. Temos uma parceria sólida com a ABIH, representada aqui pelo Antônio Carlos, e essa parceria só cresce. Este ano, inclusive, conseguimos dobrar os investimentos justamente porque compreendemos a importância da entidade para o setor de hospedagem, bares e restaurantes. O trabalho conjunto tem sido fundamental para que possamos avançar nas políticas públicas voltadas ao turismo. Sergipe vive um momento ímpar, como nunca antes. Estamos alcançando recordes na geração de empregos e na movimentação econômica, com um turismo cada vez mais estruturado. Como o próprio governador Fábio Mitidieri destaca, o turismo é transversal: dialoga com segurança, com infraestrutura, com qualidade de vida. Temos uma das melhores seguranças públicas do Brasil, grandes investimentos em estradas, pontes e mobilidade. São mais de dois bilhões de reais em obras e infraestrutura que impactam diretamente o turismo. Manoel Linhares tem sido um parceiro estratégico nesse processo, com atuação firme em Brasília, defendendo os pleitos do setor em nível nacional. Ele contribui não apenas com o Brasil, mas também com o avanço do turismo aqui em Sergipe. Esse título é mais do que merecido.”

Representantes do setor hoteleiro celebram reconhecimento

O presidente da ABIH em Sergipe, Antônio Carlos Franco, ressaltou a atuação do homenageado em pautas estratégicas:

“Esta é uma homenagem extremamente merecida ao presidente Manoel Linhares, carinhosamente conhecido como ‘Baixinho do Turismo’. A indicação do deputado Luciano Pimentel vem coroar um trabalho incansável à frente da ABIH Nacional, especialmente em momentos críticos como a pandemia da Covid-19, quando o setor enfrentou seu maior desafio em décadas. Manoel foi um dos principais articuladores da manutenção do Programa Emergencial de Retomada do Setor de Eventos (PERSE), que permitiu a sobrevivência de milhares de empreendimentos e a preservação de empregos em todo o Brasil. Ele tem sido uma voz firme e constante em defesa dos interesses da hotelaria, atuando com protagonismo no Congresso Nacional e junto ao governo federal. Não apenas representa a categoria com competência, mas também inspira uma nova geração de lideranças. Manoel Linhares dedica grande parte do seu tempo às pautas do turismo, lutando com energia por um setor que movimenta a economia, gera empregos e impulsiona o desenvolvimento regional. Para nós, sergipanos, é uma honra tê-lo como cidadão. Ele sempre foi um aliado de Sergipe, atento às demandas do nosso trade turístico e parceiro nas estratégias de fortalecimento do nosso estado como destino. Essa homenagem é também um reconhecimento ao papel transformador que o turismo pode desempenhar quando é conduzido com responsabilidade, visão e amor pelo que se faz. E Manoel representa exatamente isso: um líder comprometido, atuante e, agora, um cidadão sergipano de fato e de direito.”

O empresário Manuel Lisboa Barbosa, presidente do Sindicato das Empresas de Hospedagem e Alimentação de Sergipe e diretor administrativo da ABIH, enalteceu o legado do homenageado:

“Em primeiro lugar, considero essa homenagem mais do que justa. Manoel Linhares é uma referência nacional quando se fala em hotelaria. Ele não é apenas conhecido em Sergipe, mas em todo o Brasil por sua atuação incansável em defesa do setor. Ao longo de seus mandatos à frente da ABIH Nacional, ele desempenhou um papel determinante para que o setor de hospedagem enfrentasse com dignidade os momentos mais difíceis, como foi o caso da pandemia. Muitos não imaginam o quanto a hotelaria sofreu durante aquele período. E foi graças ao trabalho articulado do Manoel, junto ao Congresso e ao governo federal, que conseguimos manter políticas públicas que garantiram a sobrevivência de milhares de empreendimentos, como o PERSE. Isso foi essencial para manter empregos e para garantir que o turismo pudesse se reerguer. Nós, de Sergipe, temos muito orgulho de contar com essa parceria. Linhares sempre teve uma atenção especial com nosso estado, com uma escuta ativa, apoiando nossas pautas e contribuindo com propostas e ações concretas. Ele é, sem dúvida, uma liderança que faz a diferença. Agora, como cidadão sergipano, tenho certeza de que continuará colaborando ainda mais com o desenvolvimento do nosso turismo.”

Setor empresarial reconhece contribuição

O diretor-presidente do Grupo Vidam, José Wilson dos Santos, enalteceu a sensibilidade e a dedicação do homenageado:

“O reconhecimento é um sentimento nobre. Parabenizo a Assembleia Legislativa, o deputado Luciano e todos os sergipanos por valorizarem, nesta data, a trajetória de Manoel Linhares. Sua atuação vai além da hotelaria, ele tem feito uma defesa incansável do desenvolvimento econômico e social do país. Ele é um líder que faz tudo com alma, como ele mesmo expressou em sua fala. Quando colocamos alma no que fazemos, os frutos vêm, não apenas para nós, mas para toda a sociedade. Fico feliz com esse reconhecimento e dou boas-vindas ao novo cidadão sergipano. Que ele continue contribuindo para o crescimento de Sergipe, essa terra cheia de entusiasmo e potencial.”

Reconhecimento e compromisso

A entrega do Título de Cidadão Sergipano a Manoel Linhares simboliza não apenas o reconhecimento à sua brilhante trajetória, mas também o fortalecimento das parcerias entre o setor público e privado em prol do desenvolvimento socioeconômico de Sergipe. A Alese reforça, com esta homenagem, o compromisso de valorizar personalidades que atuam com competência, ética e visão de futuro.

Fonte: Agência Alese

Você pode querer ler também