ARACAJU/SE, 22 de novembro de 2025 , 19:01:03

Presidente da COP: ‘Mapa do caminho’ vai ser iniciativa do Brasil

 

O presidente da COP30, André Corrêa do Lago, afirmou na manhã deste sábado (22) que o chamado “mapa do caminho” (roadmap) para o fim do uso dos combustíveis fósseis não será incorporado aos textos finais da Conferência do Clima em Belém.

“Roadmap nós vamos anunciar. O roadmap vai ser uma iniciativa da presidência brasileira. […] Não fica no texto”, afirmou André Corrêa do Lago em declaração ao site “Amazônia Vox”.

Caminhando nos corredores da Blue Zone após mais de cinco horas de negociação na madrugada, o presidente da COP confirmou ainda que a plenária com os representantes dos 195 países estava prevista para 10h e previu consenso sobre alguns dos acordos. Até 12h45, a sessão ainda não havia começado.

“A gente vai ter aprovação de muitos documentos. (…) Foi muito bom e os países colaboraram muitíssimo. (…) Financiamento de adaptação saiu, muito bom”, disse Corrêa do Lago.

Na sexta-feira (21), a Colômbia anunciou que vai organizar uma conferência internacional sobre a eliminação gradual dos combustíveis fósseis. Ela deve ocorrer em abril de 2026, na cidade de Santa Marta, e será organizada em parceria com a Holanda.

O presidente da COP30 lembrou que ainda terá 11 meses na liderança dos trabalhos da Conferência do Clima e que, neste período, vai poder trabalhar pelo tema da transição energética rumo ao fim do uso dos combustíveis fósseis. A próxima conferência, a COP31, será na Turquia.

Plenária final e atraso da COP30

As plenárias finais da COP30 foram marcadas para 10h deste sábado (22). Originalmente, a COP30 estava prevista para acabar na sexta-feira (21). Entretanto, adiamentos são considerados comuns nas conferências do clima.

O que está em jogo?

  • Negociadores e ministros do meio ambiente estão em Belém para buscar acordos que ajudem o mundo a enfrentar a crise do clima;
  • Estão em negociação desde dinheiro para países se adaptarem às mudanças climáticas até medidas para reduzir a emissão de gases de efeito estufa;
  • Um conjunto de textos com o rascunho das decisões foi divulgado na sexta; ele foi considerado “fraco”, com “furos inaceitáveis” e uma “traição à ciência”.
  • Entre outros pontos, na versão divulgada na sexta, não havia menção aos combustíveis fósseis (petróleo, gás natural e carvão), que são a causa do aquecimento do planeta.
  • Criar um roteiro (mapa do caminho) para o fim do uso dessas fontes de energia virou um dos temas centrais da conferência, apesar de o tema não constar explicitamente nos documentos preparatórios e na agenda da COP30.
  • Além do “mapa do caminho”, os países continuam divididos sobre como financiar a adaptação climática. Falta acordo sobre valores, fontes de recursos e regras de distribuição para apoiar as nações mais vulneráveis.

Fonte: G1

Você pode querer ler também