A presidente do Tribunal de Justiça de Sergipe (TJ-SE), desembargadora Iolanda Guimarães, participou de um seminário acadêmico em homenagem ao desembargador federal Vladimir Souza Carvalho, por ocasião da sua aposentadoria. O evento aconteceu na sede da Justiça Federal em Sergipe, no bairro Capucho, na manhã desta segunda-feira (4) e contou com a presença de inúmeros servidores e autoridades do sistema de justiça.
“O desembargador Vladimir, além de ser professor e escritor também, é um colega muito valoroso. Todos nós sergipanos conhecemos a trajetória dele, da sua postura nas suas decisões, da maneira como se coloca. Tive a oportunidade de trabalhar com ele no TRE quando era juíza de lá e ele também membro daquele tribunal. Ele sempre atuou com uma conduta ilibada. Parabéns à Justiça Federal por essa justa homenagem!”, considerou a desembargadora Iolanda Guimarães.
Antes de ingressar no cargo de juiz federal, Vladimir Souza Carvalho foi técnico judiciário. “São 47 anos de Justiça Federal e oito anos de servidor, como técnico judiciário, e de 1984 até 2025 como juiz federal. Fico feliz em deixar, com a aposentadoria, a imagem de um juiz amigo e essencialmente trabalhador, que ficava nas trincheiras ao lado do servidor”, relembrou o homenageado.
Com a aposentadoria, ocorrida em abril deste ano, o desembargador disse que vai se dedicar ao exercício da advocacia e à literatura. “A gente sai de uma etapa para outra. Já estou inscrito na OAB, vou começar uma pequena advocacia para aproveitar a bagagem que acumulei durante todos esses anos. E no próximo ano saem dois novos livros, ‘Crônicas do meu mundo nos tempos do ginásio’ e uma segunda edição de ‘Dom Casmurro, a história que Machado de Assis escondeu”, revelou o desembargador Vladimir.
Conforme a juíza federal Lidiane Vieira Santos do Bomfim, diretora do foro da seção judiciária de Sergipe, o evento de hoje celebra a história do desembargador Vladimir Carvalho, “desde ainda jovem, quando ingressou como estagiário, depois servidor e para então construir toda uma história e chegar até ao mais alto cargo do TRF da 5a Região. É com muita alegria que celebramos toda a participação do desembargador Vladimir na história da Justiça Federal em Sergipe”, disse Lidiane.
Vivas Memórias
O TJ-SE homenageou o desembargador Vladimir Souza Carvalho, em dezembro de 2019, ao entrevistá-lo para o Projeto Vivas Memórias. No vídeo, disponível no canal TJSergipe, no YouTube, o próprio magistrado relata toda sua trajetória, desde a infância em Itabaiana, Sergipe, onde nasceu, em 6 de abril de 1950, até ocupar o cargo de presidente do TRF5, no biênio 2019-2021.
Fonte: TJ-SE
Foto: Larissa Barros