ARACAJU/SE, 26 de dezembro de 2024 , 10:46:05

logoajn1

Previsão é de chuva e temperaturas baixas

Da redação, AJN1

A Sala de Situação, Clima e Tempo, vinculada à Secretaria de Estado do Desenvolvimento Urbano e Sustentabilidade (Sedurbs), prevê para os próximos cinco dias, a ocorrência de chuvas moderadas em todas as regiões do Estado, decorrentes de uma frente fria que chegou a Sergipe na manhã desta quinta-feira (18).

Mas, desta vez, não há motivos para se preocupar com enchentes, como ocorreu na semana passada, já que essas características são normais da estação inverno e devem se prolongar até início de setembro, como explica o meteorologista Overland Amaral.

“Uma frente fria chegou hoje. Há previsão de chuva com volume de água que pode ser de 50 milímetros e as temperaturas mínimas devem chegar de 15° a 17° no Agreste e Sertão, e na Grande Aracaju devem chegar a 18°. As chuvas serão de leve a moderada, com intensidade maior na noite e madrugada. No Agreste Central, de domingo a terça-feira, as chuvas devem se intensificar; já no Sertão, as chuvas permanecem de moderadas a leve”, afirma Overland.

Nas próximas 72h, conforme a previsão, há possibilidade de ventos fortes na região litorânea da capital.

Município mais frio

Em Riachão do Dantas, na região Centro-Sul, mais precisamente no povoado Palmares, é esperada a menor temperatura no estado de Sergipe neste inverno: 12°C. Segundo Overland, o frio é justificado porque a cidade está localizada numa região elevada.

“Nas regiões mais elevadas, como Glória, Carira, Simão Dias e principalmente Riachão do Dantas, as temperaturas mínimas devem, nos meses de julho e agosto, chegar a 14ºC e 12ºC, sendo o povoado Palmares, em Riachão, o local mais frio”, prevê Overland.

Ainda conforme Overland, as chuvas deste inverno serão suficientes para o reabastecimento dos recursos hídricos, em especial dos açudes e barragens.

Você pode querer ler também