Da redação, Joângelo Custódio
Na manhã desta quinta-feira (29), a Polícia Rodoviária Federal (PRF) e fiscais da Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz) apreenderam uma carreta, com placas de Araguari/MG, no km 150 da BR-101, no município de Estância, região Sul do Estado, com cerca de 436 mil maços de cigarros contrabandeados do Paraguai. O valor da carga está sendo avaliada em mais de R$2,1 milhões.
De acordo com o assessor de Comunicação da PRF, Flávio Vasconcelos, no momento da abordagem, o motorista, que aparentava estar nervoso, entregou a nota fiscal da carga aos policiais e, num átimo, conseguiu zarpar para um matagal à margem da rodovia.
No documento fiscal constava, em letras garrafais, que o veículo transportava 28 toneladas de arroz com casca. Mas quando as equipes iniciaram a vistoria pormenorizada, descobriram que, ao invés do cereal, a carreta estava abarrotada com dezenas de caixas de maços de cigarros, cujas marcas, de origem paraguaia, são proibidas de serem comercializadas no Brasil.
“No primeiro momento, a nota fiscal dizia que era arroz, mas aí o motorista, muito nervoso, acabou fugindo da fiscalização. Chamou a atenção o fato do terceiro eixo da carreta está suspenso, gerando a suspeita de que a carga transportada pesava menos do que o indicado. No momento da verificação da mercadoria, os agentes descobriram que o veículo estava carregado com 270 mil maços de cigarros paraguaios, avaliados em R$ 1,35 milhão e que provavelmente seriam distribuídos em cidades do interior do nordeste. Essa carga é contrabandeada do Paraguai. Por enquanto, não sabemos qual o destino da carga, mas provavelmente seria para abastecer a região Nordeste. Esse tipo de cigarro é proibida a sua comercialização aqui no Brasil, por isso que ele é considerado contrabando. A polícia vai investigar qual seria o destino dessa mercadoria”, explicou o assessor da PRF.
Equipes da PRF continuam o trabalho de buscas na região para colocar as mãos no motorista. A carreta com a carga de cigarros apreendida encontra-se na sede da Receita Federal, em Aracaju.
Matéria modificada às 17h44 para atualização de informações.