Da redação, AJN1
A estação mais florida e iluminada do ano tem início oficialmente nesta quarta-feira (22), mais precisamente às 16h21. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a primavera neste ano trará chuvas atípicas em quase todo o país. Em Sergipe, com os termômetros registrando aumento na temperatura, o clima da nova estação deve trazer menos chuvas e mais calor para todas as regiões do estado.
Conforme explica o meteorologista Overland Amaral, coordenador do Centro de Meteorologia de Sergipe, a primavera é uma estação de transição, está entre o inverno e o verão, por isso tem características de ambas as estações, ou seja, normalmente há dias mais quentes e secos e outros dias mais chuvosos e com temperaturas mais baixas nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste do país.
“A estação de primavera está entre o final de inverno e início do verão. É uma estação de muita luminosidade, de tal forma que ela está no equinócio, significando que os dias e noites têm a mesma duração. Para Sergipe, é uma estação onde as chuvas correspondem de 15% a 20% durante os próximos três meses. Todavia, nesse ano, temos um fator fundamental, que é a presença do fenômeno La Niña, o que favorece a ocorrência de chuva neste trimestre (outubro, novembro e dezembro) em todo o estado. A estação de primavera é a estação de luminosidade, mas também favorece a chegada de chuvas extremas especialmente de novembro a dezembro, com as trovoadas”, explica o meteorologista.
O La Niña, segundo o Inmet, é um fenômeno natural que, oposto ao El Niño, consiste na diminuição da temperatura da superfície das águas do Oceano Pacífico Tropical Central e Oriental. Assim como o El Niño, sua ocorrência gera uma série de mudanças significativas nos padrões de precipitação e temperatura ao redor da Terra.
O Inmet diz que, durante a primavera deste ano, os efeitos do fenômeno climático La Niña serão sentidos em grande parte do país, podendo afetar a regularidade das chuvas. Outro fator provocado pelo fenômeno será o aumento das temperaturas, que na parte central e no Nordeste do Brasil serão as mais altas do que a média histórica registrada durante a estação.
Para o primeiro dia de primavera, o sol reinará absoluto em Sergipe, e as temperaturas podem chegar a máxima de 30ºC e mínima de 24ºC.
Segundo equinócio do ano
Segundo o Observatório Nacional, o início da primavera é quando ocorre o segundo equinócio do ano: quando o dia e a noite têm a mesma duração de 12 horas – com exceção de partes do Amazonas, Pará e quase a totalidade de Roraima e Amapá, que ficam no Hemisfério Norte. O primeiro equinócio ocorreu no início do outono, em março.
As estações do ano são decorrentes da inclinação do eixo da Terra em relação ao Sol. Em setembro, o Sol chega à linha do Equador, indo de Norte para Sul – o que marca o equinócio de primavera no Hemisfério Sul e de outono no Hemisfério Norte.
A partir daí, segundo o Observatório, os dias ficarão cada vez mais longos e as noites cada vez mais curtas, até a entrada do verão, no dia 21 de dezembro, quando ocorre o solstício de verão, com o maior dia e a menor noite do ano. Os dias, então, vão ficando cada vez menores até que no equinócio do outono novamente o dia e a noite têm a mesma duração. Depois, os dias continuam ficando mais curtos e as noites mais longas até que, no solstício de inverno, é registrado o menor dia e a maior noite do ano.