ARACAJU/SE, 28 de novembro de 2024 , 11:52:03

logoajn1

Princípio de tumulto é registrado no Cadeião de Socorro

O clima é tenso entre familares de presos que estão em frente a Cadeia Pública (Cadeião) de Nossa Senhora do Socorro em virtude de um princípio de tumulto entre os internos. O fato aconteceu por volta das 8h30 desta quinta-feira (13). a informação dos familiares é que para conter os ânimos, agentes penitenciários teriam efetuado vários disparos. A motivação do tumulto não foi divulgada pela direção da unidade.

 

Os familiares estão apreensivos com o que possa ter ocorrido no interior do presídio. "Não sabemos o que está acontecendo. Só ouvimos o barulho dos tiros. Uma menina disse que filmou e não eram balas de borracha. Mas a gente não sabe de nada", disse uma mulher que preferiu não se identificar. Agentes penitenciários não confirmaram a ocorrência de tiros no local e informaram que não há feridos.

 

Na última terça-feira (11), depois de um princípio de rebelião na unidade, agentes penitenciários apreenderam vários chuços – armas brancas artesanais na unidade. A confusão aconteceu durante o banho de sol e horas depois os agentes encontraram na cela 5, da Ala A, o início de um buraco, que serviria para uma fuga em massa. Na cela estavam recolhidos 20 internos. O Cadeião tem capacidade para abrigar 161 presos , mas atualmente estão recolhidos na unidade mais de 300 detentos.

 

De acordo com o presidente do Sindicato dos Agentes Penitenciários e Servidores da Sejuc (Sindpen), Luciano Nery, em menos de um mês o número de detentos na unidade prisional quase dobrou. “Com a interdição do Copemcan e do presídio de Glória, e com o Compajaf sem poder ultrapassar o quantitativo de 580 detentos por ser terceirizado, todos os detentos provisórios estão sendo conduzidos para o Cadeião”, afirmou.

 

* Com informações Sindpen

Você pode querer ler também