O processo de beatificação de Dom Hélder Câmara teve a sua fase diocesana concluída. Agora começa a fase de estudos e análises, que acontece no Vaticano.
A notícia do avanço do processo veio do arcebispo de Olinda e Recife, Dom Fernando Saburido. No encerramento do 18.º Congresso Eucarístico Nacional, que ocorreu entre os dias 11 e 15 de novembro na capital pernambucana, Dom Fernando leu um comunicado assinado pelo vice-postulador da causa de Dom Hélder, o frei Jociel Gomes. O documento afirma:
“Comunico que foi emitido hoje [15 de novembro de 2022], em Roma, o decreto de Validade Jurídica de Dom Hélder Câmara, reconhecendo que todos os atos e toda a documentação feitos na Arquidiocese foram aprovados pelo Dicastério das Causas dos Santos. Doravante, solicitaremos a nomeação de um Relator e iniciaremos a elaboração da Positio, que será, posteriormente, analisada pelas comissões de historiadores, teólogos, bispos e cardeais, a fim de que deem os seus pareceres. Com a aprovação destas comissões, o Papa poderá declará-lo “Venerável”.”
Vale lembrar que o processo de beatificação de Dom Hélder Câmara teve início em 2015, após parecer favorável da Santa Sé, que conferiu ao arcebispo o título de servo de Deus. Na fase diocesana, reuniram-se milhares de documentos comprobatórios, laudos, pareceres e testemunhos sobre a vida de Dom Hélder.
Dom Hélder Câmara
O cearense Dom Hélder Câmara foi bispo auxiliar do Rio de Janeiro (RJ), e arcebispo de Olinda e Recife (PE). Também foi um dos fundadores da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, a CNBB. Dom Hélder ficou muito conhecido por denunciar as violações de direitos durante o período da ditadura militar no Brasil.
Ele morreu em Recife, no dia 27 de agosto de 1999. A causa da morte foi uma insuficiência respiratória decorrente de pneumonia.
Fonte: Aleteia