ARACAJU/SE, 24 de outubro de 2024 , 9:21:05

logoajn1

Procissão em louvor a Bom Jesus dos Navegantes acontece em Aracaju neste 1º dia de 2016

Nesta sexta-feira, dia 1º de janeiro, acontece a tradicional procissão de Bom Jesus dos Navegantes, que completa 160 anos de fé e devoção. Cerca de 50 mil fies devem participar da procissão e da celebração eucarística, que em Aracaju acontece na Colina do Santo Antônio, abrindo as festividades em todo o Estado.

 

A cada final de semana a procissão acontece em um município ribeirinho ou marítimo distinto, encerrando o ciclo de celebração a Bom Jesus com a procissão na cidade de Propriá. De acordo com Antônio Carlos, integrante da igreja Espírito Santo, organizadora da procissão, a Festa de Bom Jesus dos Navegantes é dividida em quatro partes, e a primeira aconteceu no último domingo (27).

 

“A primeira parte é a descida da imagem de Bom Jesus dos Navegantes para a Catedral Metropolitana. Lá a imagem permanece até o dia 1º de janeiro. A segunda parte é levar a imagem para a Ponte do Imperador, no dia 1º às 12h30, porque tudo depende da maré, para a procissão fluvial pelo Rio Sergipe. A 3ª parte é a procissão, o cortejo por terra, após o fim da procissão fluvial, levando a imagem até a Igreja da Colina do Santo Antônio e por fim, é celebrada a missa eucarística”, explica.

 

A procissão fluvial está marcada para as 13h com saída da Ponte do Imperador situada na Avenida Ivo do Prado. De lá a procissão segue até a Atalaia Nova, retorna, sobre o rio fazendo o retorno na Ponte Aracaju Barra, voltando para a Ponte do Imperador para o desembarque da imagem de Bom Jesus dos Navegantes. A procissão por terra até a Colina do Santo Antônio está prevista para acontecer entre as 14h30 e 15h, seguida pela missa que será celebrada pelo Bispo Coadjuvante, João José da Costa, encerrando as festividades da capital.

 

Este ano a procissão fluvial será mais cedo, às 13h. Normalmente o cortejo acontecia às 15h, mas de acordo com a Capitania dos Portos este ano a antecipação foi necessário para garantir a segurança dos fieis devido à baixa da maré.

 

 

 

 

Você pode querer ler também