ARACAJU/SE, 28 de novembro de 2024 , 3:34:03

logoajn1

Professores aposentados seguem em vigília em frente ao TJ

Da redação, AJN1

 

Os professores aposentados da rede estadual permanecem em vigília na Praça Fausto Cardoso, em frente ao Tribunal de Justiça de Sergipe (TJ/SE), nesta quarta-feira (14), para acompanhar de perto o julgamento da ação impetrada pelo Sindicato dos Professores de Sergipe (Sintese) contra o Governo do Estado, para garantir que o pagamento daclasse aposentada volte a ser feito com pontualidade.

 

O objetivo da vigília é mostrar aos desembargadores que o Governo precisa e tem condições financeiras para cumprir a Lei e pagar os professores aposentados dentro do mês.

 

O Sintese alega que, com base em estudos realizados pelo Dieese, e relatórios oficiais da Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz), houve crescimento de receita no primeiro semestre de 2016. 

 

"Os estudos apontam que a atual situação do estado de Sergipe não é pior em relação ao ano de 2015. No entanto, o Governo Jackson Barreto atrasa pagamentos porque prioriza outros compromissos e não os salários dos servidores da ativa e aposentados", diz Roberto Silva, vice-presidente do Sintese.

 

Julgamento

 

A expectativa era que a decisão saísse hoje, mas o desembargador Roberto Porto pediu vistas do processo. A ação deve ser julgada no pleno da próxima semana.

 

A relatora do processo, desembargadora Ana Lúcia Freire dos Anjos, votou a favor dos professores obrigando o Estado a pagar os proventos dos aposentados até o dia 30 de cada mês. O desembargador Roberto Porto pediu vistas, alegando que precisava analisar melhor o processo, mas mesmo diante do pedido de vistas, outros desembargadores já votaram a favor do Sintese acompanhando o voto da relatora.
 

Você pode querer ler também