Da redação, AJN1
Os professores aposentados da rede estadual permanecem em vigília na Praça Fausto Cardoso, em frente ao Tribunal de Justiça de Sergipe (TJ/SE), nesta quarta-feira (14), para acompanhar de perto o julgamento da ação impetrada pelo Sindicato dos Professores de Sergipe (Sintese) contra o Governo do Estado, para garantir que o pagamento daclasse aposentada volte a ser feito com pontualidade.
O objetivo da vigília é mostrar aos desembargadores que o Governo precisa e tem condições financeiras para cumprir a Lei e pagar os professores aposentados dentro do mês.
O Sintese alega que, com base em estudos realizados pelo Dieese, e relatórios oficiais da Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz), houve crescimento de receita no primeiro semestre de 2016.
"Os estudos apontam que a atual situação do estado de Sergipe não é pior em relação ao ano de 2015. No entanto, o Governo Jackson Barreto atrasa pagamentos porque prioriza outros compromissos e não os salários dos servidores da ativa e aposentados", diz Roberto Silva, vice-presidente do Sintese.
Julgamento
A expectativa era que a decisão saísse hoje, mas o desembargador Roberto Porto pediu vistas do processo. A ação deve ser julgada no pleno da próxima semana.
A relatora do processo, desembargadora Ana Lúcia Freire dos Anjos, votou a favor dos professores obrigando o Estado a pagar os proventos dos aposentados até o dia 30 de cada mês. O desembargador Roberto Porto pediu vistas, alegando que precisava analisar melhor o processo, mas mesmo diante do pedido de vistas, outros desembargadores já votaram a favor do Sintese acompanhando o voto da relatora.