No dia internacional da mulher, celebrado nesta segunda-feira (8), os professores do estado realizaram uma vigília na Assembleia Legislativa exigindo vacina contra a Covid-19 para todos os educadores de Sergipe.
O Sindicato dos Trabalhadores em Educação Básica do Estado de Sergipe (Sintese-SE) protocolou nos gabinetes dos 24 deputados e deputadas estaduais uma proposta de lei para a vacinação prioritária para todos os trabalhadores da Educação, concomitante com a que está acontecendo na Saúde .
“Estamos em um cenário de iminente início das aulas presenciais nas escolas públicas e vacinar os trabalhadores é imperativo. Por isso, nesse dia de luta das mulheres e por vacinação, estamos na Assembleia Legislativa”, disse Ivonete Cruz, presidenta do Sintese.
De acordo com Ivonete, o ambiente escolar é um espaço propício para a proliferação do vírus e, por isso, não basta somente garantir condições sanitárias. Segundo ela, outro fato a ser considerado é que o contingente de trabalhadores da Educação é composto por pessoas com faixa etária acima de 40 anos, aliado à existência de comorbidades.
“A vacinação diminuirá o potencial risco à saúde das trabalhadoras e trabalhadoras da Educação e, consequentemente, impediremos o desenvolvimento do potencial irradiador da doença”, explicou.