ARACAJU/SE, 28 de novembro de 2024 , 13:42:33

logoajn1

Professores do município protestam em frente à PMA 

Da redação AJN1

 

Os professores da rede municipal de Aracaju protestaram na manhã desta quarta-feira (19), em frente à sede da Prefeitura, visando buscar respostas para os sucessivos atrasos salariais. De acordo com Adelmo Meneses, presidente do Sindicato dos Profissionais do Ensino do Município de Aracaju (Sindipema), 
somente os professores ativos que têm o nome iniciado pelas letras de A a O receberam os salários referentes ao mês de setembro. Os demais não receberam até o momento.

 

“Para piorar, nenhum inativo recebeu. Todo mês há atrasos e não sabemos quando os salários serão pagos”, disse, ao lembrar que a possibilidade de geve não está descartada. “Fizemos uma greve em agosto, voltamos às atividades e os problemas continuam”, revela o presidente do Sindipema.

 

Adelmo também disse que há problemas nas escolas com relação à falta de merendas. “Atinge todas as unidades e não há pessoal para fazer a limpeza das escolas, porque eles são terceirizados e a Prefeitura está sem pagar a empresa responsável”.

 

TCE

 

O sindicalista lembra que já foi ao Tribunal de Contas do Estado (TCE) prestar queixas e entrou com ação no Tribunal de Justiça de Sergipe (TJ/SE) solicitando que os salários sejam pagos dentro do mês trabalhado. “São muitos os problemas e a situação está insustentável. Os dados que temos mostram que há recursos suficientes para manter a Educação”, afirma.

 

Prefeitura

 

Procurada, a assessoria de comunicação da Secretaria Municipal do Planejamento, Orçamento e Gestão (Seplog) disse que nesta quarta-feira (19) a Prefeitura pagou os inativos, com exceção da Saúde, do Magistério e da Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (Smtt). Quanto às remunerações dos professores ativos que ainda não receberam e também dos inativos, a assessoria informa que ainda não há previsão de pagamento.

 

“Realmente estamos com esses problemas nas escolas. A Prefeitura está priorizando a folha de pagamento dos servidores e algumas terceirizadas estão com o pagamento atrasado, infelizmente. Por falta de merenda e de profissionais de limpeza, algumas creches estão fechadas e as escolas estão liberando os alunos mais cedo. E, até o momento, não há uma previsão de quando as terceirizadas serão pagas”, conta.

 

TCE

 

E quanto à ida do Sindipema ao TCE, segundo informações do órgão, o conselheiro Clóvis Barbosa de Melo recebeu os representantes da entidade e, em seguida, o sindicato se reuniu com o conselheiro da área Ulices Andrade e ele prometeu analisar as queixas que foram feitas, em relação aos atrasos dos salários e das condições das escolas, e ressaltou que medidas serão tomadas. 

 

 

 

 

Você pode querer ler também