Da redação, AJN1
Na manhã desta terça-feira (18), profissionais da área de educação física realizaram um manifesto em frente ao Palácio dos Despachos, sede do governo estadual, com o objetivo de cobrar o imediato retorno das atividades da categoria, paralisadas desde o início da pandemia da covid-19, no mês de março. A classe considera o serviço essencial e quer que o governo insira essa atividade no Plano de Retomada da Economia, que já está na fase amarela.
Uma comissão dos profissionais foi recebida em reunião com representantes do Comitê Gestor de Retomada da Economia – grupo crido pelo governador Belivaldo Chagas para analisar os setores que podem ou não reabrir mediante análise do boletim da Secretaria de Estado Saúde – e foi garantido o retorno desse segmento a partir do dia 28 de agosto, quando se inicia a fase verde do Plano.
“Estamos cobrando o retorno das atividades. Nos reunimos com o governo e foi prometida a reabertura das atividades para o dia 28 de agosto. Também pedimos e fomos atendidos para que o governo faça uma ponte com o Banese para uma possível liberação de linha de crédito para as academias e professores que trabalham de forma autônoma. Algumas academias fecharam definitivamente porque não deram conta de pagar as suas dívidas; outros, ainda, continuam com medo de não dar continuidade ao trabalho devido aos seus pagamentos em atraso. Os professores de atividades físicas também estão passando por dificuldade e pedimos que se faça essa ponte com o Banese para tirar essa classe do sufoco”, disse Anderson Cléo, representante da categoria.
Anderson lembrou ainda que o Conselho Regional de Educação Física enviou duas vezes o protocolo ao governo. “Um dos Comitês do governo, que conversou conosco esta manhã, nos garantiu que vai rever novamente os protocolos para que tenhamos em mãos, antes do retorno, para que possamos trabalhar de forma segura e seguindo todos protocolos de segurança”.
O superintendente especial de Comunicação Social do governo do Estado, Givaldo Ricardo, confirmou que os profissionais de educação física vão retomar as atividades no dia 28 de agosto.
“O governo do Estado tem um Plano de Retomada da Economia. Esse plano foi colocado em prática no dia 29 de junho, com a chamada fase laranja; teve continuidade no último dia 14, com a chamada fase amarela; e no próximo dia 28 será decretada a fase verde, onde se encontram as academias. Conversamos com eles sobre a criação de um protocolo para a retomada das atividades das academias, isso foi pactuado, eles montaram uma comissão para ajudar o governo a elaborar esse protocolo e eles pediram também que tivessem conhecimento desse protocolo com antecedência”.