O Projeto “Florescer”, criado por iniciativa do Ministério Público de Sergipe (MP/SE) em parceria com a Secretaria de Estado da Justiça e Cidadania (Sejuc), continua fortalecendo a cidadania das mulheres em situação de prisão no Presídio Feminino (Prefem) em Nossa Senhora do Socorro.
As ações de 2019 foram iniciadas com a oferta do curso de bonecas e contemplou 12 mulheres em situação de prisão, selecionadas pela administração do PREFEM. Um dos critérios observados pela direção do presídio para seleção das internas é o bom comportamento.
O trabalho do Projeto é planejado de forma a criar alternativas de renda para quando as internas estiverem de volta ao convívio com a sociedade. A participação nos cursos, a frequência e o bom aproveitamento garantem o certificado que contribuirá para a redução da pena.
As atividades que mais despertam o interesse das internas são as oficinas de geração de renda, como os cursos de artesanato que acompanham as tendências do mercado: patchwork à mão, amigurumi, patch aplique, pintura e bordado em tecidos. As peças produzidas são entregues às famílias para comercialização e outras ficam no presídio como modelo.
Os cursos são viabilizados mediante verba proveniente do Fundo Penitenciário do Ministério Público (FUPEN). É aberto um pregão eletrônico e a empresa vencedora deve cumprir todos os requisitos exigidos por Lei.
Doação
O Projeto também possui um trabalho de estímulo à informação, por meio de campanha permanente de doação de livros e revistas, para manter a biblioteca do Presídio sempre atualizada com novos exemplares.
Fonte: Ascom MP