ARACAJU/SE, 22 de julho de 2025 , 4:04:24

Promessas de ganhos fáceis ou investimentos com alta lucratividade podem ser golpes

Da redação, AJN1

Propostas de investimentos que garantem rentabilidade muito acima do mercado ou promessas de ganhos elevados com um trabalho que pode ser realizado, sem muito esforço, através de um aparelho celular, tablet ou computador, com os valores sendo pagos de forma imediata, esses têm sido sido os chamarizes para cibercriminosos aplicarem o “golpe da renda extra”.

De acordo com a delegada Maria Pureza, do Departamento de Crimes Contra o Patrimônio (Depatri), o recrutamento das vítimas é realizado por mensagens encaminhadas através das redes sociais ou aplicativos de mensagens. “Em uma delas, de alguma forma, os criminosos mandam mensagens diretas para perfis de Instagram e encaminham a proposta”.

Outro modo de abordagem dos golpistas é através do hackeamento de perfis em redes sociais, como o Instagram. “Os criminosos invadem o perfil das vítimas, com furto mediante fraude, e começam a se comunicar com os seguidores. A pessoa que segue o perfil pensa que está falando com um contato próximo e acaba tendo a sugestão de um investimento”, explicou Maria Pureza, acrescentando que as pessoas só descobrem que caíram em uma fraude quando não recebem o valor que foi prometido.

Dicas de segurança

Para não cair no esquema criminoso do “golpe da renda extra”, a delegada destaca que é imprescindível verificar e analisar com cuidado a proposta apresentada. “É muito importante que qualquer proposta, seja pelo WhatsApp, Instagram ou qualquer rede social, seja verificada. Propostas de ganho muito elevado com pouco trabalho, desconfie porque, provavelmente, vai ser uma fraude”.

A delegada lembra que qualquer oferta de lucro além do normal também é um sinal de alerta. “Pela internet, é muito pior porque não sabemos quem está do outro lado [da tela]. Os criminosos utilizam engenharia social muito profissional e convincente, o que leva as pessoas a fazerem investimentos em quem não conhece diante dessa proposta de ganho elevado”.

Denúncias

Em casos de ter sido vítima dos criminosos dos golpes da renda extra, as pessoas devem procurar uma delegacia para registrar o boletim de ocorrência. Qualquer pessoa que identificar tentativas de golpes na internet também podem contribuir com as investigações policiais podem comunicar o fato à polícia por meio do Disque-Denúncia, no telefone 181. O sigilo do denunciante é garantido.

*Com informações Ascom SSP

Você pode querer ler também