Da Ascom, SMTT
No terceiro dia de audiências públicas sobre o Plano Diretor de Mobilidade Urbana (PlanMob), a Prefeitura Municipal de Aracaju, através da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT), deu continuidade a apresentação do PlanMob. Nesta quarta-feira (2), a audiência aconteceu no auditório do Colégio Dinâmico, no bairro Salgado Filho.
O objetivo foi apresentar as diretrizes da mobilidade urbana de Aracaju para o futuro possibilitando condições adequadas de deslocamento, a universalização do acesso à cidade, controle da expansão urbana, qualidade ambiental, democratização dos espaços públicos e a gestão compartilhada com a população aracajuana.
Após as audiências o plano será levado à Câmara de Vereadores para votação e depois de aprovado, ele servirá de base para as ações relativas ao trânsito e ao transporte nos próximos anos.
Participaram do encontro moradores da comunidade, alunos das Universidades Tiradentes (Unit) e Federal (UFS), e da Faculdade Sergipana (Fase), além de representantes de vários órgãos, a exemplo da Guarda Municipal de Aracaju (GMA), Certel, Secretaria de Planejamento, Orçamento e Gestão (Seplog) e a Procuradoria Geral do Estado.
O vereador Jailton Santana disse que o Plano de Mobilidade visa melhorias para a população, por isso é importante que o cidadão participe dos debares. "É de fundamental importância apresentar e discutir com a população o Plano de Mobilidade Urbana que hoje é um dos requisitos principais para as grandes cidades. Esse projeto já é a preparação para o futuro da capital", destacou.
A professora do curso de Arquitetura da Universidade Federal de Sergipe, Campus de Laranjeiras e da Universidade Tiradentes, Lygia Nunes Carvalho, revelou que quando se pensava no planejamento urbano da cidade, as ações se concentravam nas mãos dos técnicos e gestores, e hoje se a abertura para a população. "São os moradores que nos trazem a maior riqueza de informações para trabalharmos pautados em soluções fundamentadas que se aproximem cada vez mais das reais necessidades", resaltou a professora.
Segundo o superintendente da SMTT, Nelson Felipe,a participação da sociedade tem sido muito positiva desde as audiências no Siqueira Campos e Bugio. "Estamos sempre com o auditório cheio e acreditamos que nesta quinta-feira (3) no Gonzagão não será diferente".
A última audiência pública será amanhã (4) a partir das 18h30, aos moradores da zona de Expansão.Após as audiências públicas, os técnicos vão avaliar as sugestões apresentadas pela comunidade e em seguida encaminham para a Câmara de Vereadores para discussão e aprovação.