ARACAJU/SE, 21 de dezembro de 2024 , 8:56:45

logoajn1

Protagonismo da rede estadual de educação de Sergipe é destaque no Domingão com Huck

 

A força da educação pública sergipana com toda transformação que faz na vida dos estudantes e jovens será novamente destaque na imprensa nacional como um exemplo a ser seguido por todo o Brasil. Dessa vez, a trajetória de protagonismo estudantil do aluno egresso do Centro de Excelência Atheneu Sergipense Rafael Gama e do professor Yuri Norberto, por meio do projeto Atheneu ONU, foi apresentada neste domingo (13) no programa Domingão com Huck, da TV Globo.

Rafael Gama entende a oportunidade como uma forma de empoderamento para os outros estudantes de poder mostrar que, da mesma forma que ele conseguiu, todos os alunos também conseguem realizar os sonhos. “Essa participação é uma forma de empoderar os outros estudantes, para que a gente possa, de fato, compartilhar e multiplicar muito mais. Fiquei muito feliz com o convite e me sinto representando todos os meus colegas. É a oportunidade de mostrar para eles o entendimento de que eles também são a força da escola pública e que têm a possibilidade de ir para Harvard, para Yale, para qualquer lugar que quiserem alcançar”, pontuou o jovem.

O projeto Atheneu ONU é a maior simulação estudantil da Organização das Nações Unidas (ONU) na América Latina, contribuindo com o protagonismo juvenil dos alunos e preparando-os para vida profissional com mais liderança, poder de fala e fortalecendo o combate à desinformação a partir de assuntos globais. Foi a partir desse projeto que o professor Yuri e Rafael Gama conheceram a terceira melhor faculdade e universidade do mundo, a Universidade de Harvard, nos Estados Unidos. Rafael foi selecionado em julho de 2023 para participar do Harvard Model United Nations (HMUN), o maior evento do mundo de simulação das reuniões da Organização das Nações Unidas (ONU), desenvolvido pela Harvard, e a Yale Model United Nations, na Universidade de Yale, também nos EUA.

O professor descreveu a honra de poder realizar essa conquista para a educação sergipana de chegar até os Estados Unidos e em ver tantos jovens, de toda rede estadual, transformados pelo projeto. “Nem nos nossos maiores sonhos a gente imaginou que isso pudesse acontecer e tudo isso foi possível por conta do apoio do Governo do Estado por meio da Secretaria de Estado da Educação e da Cultura de Sergipe (Seduc). É um orgulho muito grande mostrar para todo o Brasil e para o mundo a força da escola pública de Sergipe e o quanto a educação muda a vida das pessoas. Eu acho que todos os sergipanos quando ligarem a TV no dia 13 e virem um professor e um aluno sergipanos vão comemorar junto conosco”, completou Yuri Norberto.

Toda a Rede Estadual de Educação de Sergipe celebra mais esse destaque. “Ficamos muito felizes ao ver que a nossa educação sergipana é transformadora e exemplo para todo o Brasil. Professor Yuri, assim como todos os professores da rede estadual, desenvolvem um trabalho grandioso na preparação dos nossos estudantes para a vida, para o futuro e para a cidadania. Rafael é um exemplo de todos esses resultados exitosos desenvolvidos em sala de aula e de como a educação é instrumento de formação social e vem galgando voos importantes, ajudando mais jovens. A rede estadual fica muito feliz e orgulhosa em ver que o Brasil, mais uma vez, tem a oportunidade de constatar que a nossa educação vem avançando e realizando sonhos”, disse o secretário de Estado da Educação, Zezinho Sobral.

A matéria com o exemplo de Sergipe no Domingão com Huck foi uma idealização do Instituto Natura, por meio do programa ‘Natura Crer para Ver’, cujo objetivo é mostrar exemplos exitosos de uma educação transformadora no Brasil para o futuro. O instituto foi criado em 2010 com o propósito de concentrar e ampliar investimentos em educação no Brasil e, em 2020, expandiu a atuação para outros cinco países da América Latina: Argentina, Chile, Colômbia, México e Peru, mobilizando uma rede para transformar a realidade das pessoas por meio da educação. As vendas de Natura Crer Para Ver beneficiam desde alunos, comunidades escolares, professores, gestores públicos, consultoras e consultores de beleza.

Fonte: Secom

Você pode querer ler também