O presidente da Rússia, Vladimir Putin, definiu como um “absurdo completo” a declaração de seu equivalente norte-americano Joe Biden sobre um ataque de Moscou à Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte). A informação é da Reuters.
“É um absurdo completo e acho que Biden entende isso. A Rússia não tem razão, não tem interesse – nenhum interesse político, nem econômico ou militar – para lutar contra os países da Otan”, afirmou o presidente da Rússia, neste domingo (17), em entrevista à televisão estatal do país. Ainda segundo Putin, Biden estaria tentando usar a Rússia justificar sua própria “política equivocada”.
O presidente norte-americano havia declarado, no início de dezembro, que Putin poderia atacar algum país da organização caso saísse vitorioso sobre a Ucrânia na guerra, que perdura desde fevereiro de 2022. “Não podemos deixar Putin vencer. Se Putin tomar a Ucrânia ele não parará lá.”
“Teremos algo que não buscamos e não temos hoje: tropas americanas lutando contra tropas russas”, completou Biden em apelo ao Congresso norte-americano por mais ajuda militar ao país de Volodymyr Zelensky.
“Nós nos comprometemos como membros da Otan que defenderíamos cada centímetro do território da Otan”, afirmou Biden.
OTAN
A Organização do Tratado do Atlântico Norte, fundada em 1949, logo depois da 2ª Guerra Mundial, é liderada pelos Estados Unidos. A aliança tem se expandido desde o início da década de 1990, com o fim da União Soviética. Atualmente, é composta por 31 países da Europa, América do Norte e Ásia.
A ampliação da Otan é considerada por Putin como uma prova “da forma arrogante” do Ocidente de enfrentar a Rússia.
Fonte: Poder360