ARACAJU/SE, 18 de agosto de 2025 , 19:26:19

Quase metade das empresas brasileiras pretende ressignificar o uso do escritório

A mudança brusca de cenário no ano passado impactou as políticas corporativas das empresas por tempo indeterminado. Em decorrência dos protocolos de saúde obrigatórios durante a pandemia de Covid-19, grande parte das companhias pretende ressignificar o uso do escritório, seja aplicando o modelo híbrido de trabalho ou arquitetando o local para um ambiente inteligente.

De acordo com o IT Snapshot 2021 – levantamento anual que retrata as tendências e prioridades do setor de Tecnologia da Informação no país, promovido pela Logicalis, empresa global de soluções e serviços de tecnologia da informação e comunicação – 31% das organizações entrevistadas avaliam que o espaço físico dos escritórios poderia ser mais bem utilizado, enquanto 48% tem intenção de readequar o espaço para combinar o trabalho com atividades remotas, como espaços para lives, colaboração remota.

Apesar de 64% dos executivos de TI entrevistados declaram que há necessidade de ter um espaço dedicado ao escritório corporativo, 45% acreditam que o tamanho atual do escritório se mostra desnecessário.

As mudanças decorrentes da Covid-19 também devem se refletir na adesão de novas tecnologias no ambiente do escritório para garantir o retorno seguros dos profissionais. Preocupados com os riscos de ter algum profissional com o vírus nas dependências da organização, com o contágio no ambiente de trabalho e o rastreamento do profissional no caso de algum incidente de contaminação, os entrevistados estão implantando soluções tecnológicas como controle de temperatura (71%), gestão de higienização de ambientes (61%), controle de densidade (43%) e controle de uso de máscaras (42%).

 

Você pode querer ler também