Dirigido por Walter Salles, o longa brasileiro “Ainda estou aqui” tem grandes chances de ser indicado ao Oscar 2025, inclusive em mais de uma categoria.
Em cartaz nos cinemas, “Ainda estou aqui” é uma adaptação do livro homônimo de Marcelo Rubens Paiva. Verdadeira, a história narra o sofrimento do escritor e de sua família diante do desaparecimento de seu pai, o ex-deputado federal Rubens (interpretado por Selton Mello), assassinado pelo regime militar. No Festival de Veneza, o filme levou o troféu de Melhor Roteiro.
No Oscar, a categoria cujo longa tem maior chance de indicação é Melhor Filme Internacional. É o que indicam nesta semana os sites “Variety”, “Hollywood Reporter” e “Indieware”, que organizam as principais listas de termômetro do prêmio. Os balanços mudam semanalmente, porque filmes elegíveis ao troféu podem ser lançados até o último dia do ano.
Com base nessas listas, é possível dizer que “Ainda estou aqui” está bem cotado, mas enfrenta uma disputa acirrada. Veja a seguir seus 10 maiores concorrentes à indicação do Oscar de Melhor Filme Internacional.
Emilia Pérez
Sinopse
Dirigido por Jacques Audiard, o longa francês conta a história de uma chefe do narcotráfico mexicano. Transgênero, a protagonista recorre a uma advogada para tentar fazer uma cirurgia de redesignação sexual para fugir das autoridades.
Por que é cotado
É o título mais cotado para a indicação à categoria de Melhor Filme Internacional. Tanto na “Variery” quanto na “Hollywood Reporter”, a obra aparece na 1ª posição dos possíveis filmes indicados ao troféu — em 2º lugar, está “Ainda estou aqui”.
No Festival de Cannes deste ano, “Emilia Pérez” levou o Prêmio do Júri e de Melhor Atriz. O filme faz uma boa mistura de gêneros cinematográficos, ao intercalar suas cenas de drama e de musical.
The Seed of the Sacred Fig
Sinopse
Dirigido pelo iraniano Mohammad Rasoulof, o filme alemão é um suspense político cuja história tem como protagonista um juiz do Teerã. À medida que protestos políticos contra o governo avançam pelo país, ele se vê diante crescentes questionamentos sobre seu emprego. E ao perceber que uma arma desaparece misteriosamente, ele entra em paranoia e começa a fazer teorias do que está acontecendo ao seu redor.
Por que é cotado
Gravado no Irã de forma secreta, o título ganhou o prêmio especial do Festival de Cannes deste ano. Tem sido elogiado pela forma em que constrói sua crítica ao autoritarismo e, sobretudo, ao governo do Irã.
No “Metacritic”, a pontuação do filme varia entre 84 e 100. Envolvente, sua trama alinha dramas individuais a problemas historicamente universais. É outro fortíssimo concorrente de “Ainda Estou Aqui”.
The Girl With the Needle
Sinopse
Dirigido por Magnus von Horn, o filme dinamarquês é um terror psicológico. Na história, uma mulher grávida começa a trabalhar como ama de leite para uma dona de uma loja de doces. Porém, ela acaba descobrindo que sua chefe comanda uma rede clandestina de adoção de bebês, na qual mães pobres doam seus filhos a outras famílias.
Por que é cotado
O filme tem sido elogiado pela maneira em que constrói seu teor macabro. É repleto de cenas marcantes, quase hipnóticas, segundo o “Guardian”.
A fotografia monocromática também cai bem com o suspense da trama, que traz fortes críticas relacionadas a questões de gênero e classe social, além de ser parcialmente inspirada num crime real que aconteceu em 1921 na Dinamarca.
Dahomey
Sinopse
Com direção de Mati Diop, o filme senegalês é um documentário sobre os 26 artefatos do Reino de Daomé que, em 2021, foram transferidos da França para Benin. Tesouros, esses objetos tinham sido roubados por colonizadores europeus no passado e, desde então, vinham sendo expostos num museu francês. O longa disseca a importância de cada um dos artefatos e o impacto de seu retorno para Benin.
Por que é cotado
O filme mostra a importância da preservação da memória, ao explicar como os colonizadores europeus roubaram não apenas tesouros dos povos africanos, como também as histórias e, acima de tudo, suas memórias.
Comovente, o longa tem sido elogiado pela filmagem criativa e roteiro bem-amarrado.
Armand
Sinopse
Dirigido por Halfdan Ullmann Tøndel, o filme norueguês “Armand” mescla drama e suspense. A história é sobre um menino de 6 anos que está sendo acusado por educadores de assediar seu melhor amigo da escola.
Por que é cotado
O filme estreou no Festival de Cannes deste ano, na mostra Un Certain Regard. Esse é o primeiro longa-metragem do diretor, que, aliás, é neto de Ingmar Bergman (“O Sétimo Selo”). A obra rendeu a ele o prêmio de Melhor Primeiro Longa-metragem, no evento francês.
Kneecap
Sinopse
Dirigido por Rich Peppiatt, o longa irlandês é uma comédia dramática com pegada autobiográfica — os protagonistas interpretam a si. O filme é focado na banda de rap Kneecap (formada pelos músicos Mo Chara, Móglaí Bap e DJ Provaí) e traz provocações sobre a atual cena do hip hop, conflitos imigratórios, autoritarismo policial, anarquia punk, drogas e sexo.
Por que é cotado
“Kneecap” estreou no Festival de Cinema de Sundance deste ano. O filme tem sido bem avaliado pela crítica pela forma em que amarra realidade e ficção, além das reflexões que propõe na tela.
O jornal americano “The New York Times” o descreveu como “alegremente caótico”. Já a “Variety” define o longa como “um triunfo turbulento” em nome da liberdade.
Flow
Sinopse
Dirigido por Gints Zilbalodis, o filme letão é uma animação de aventura sobre um gatinho que, de repente, se vê cercado por uma inundação generalizada. Para sobreviver, ela tenta superar seu medo d’água.
Por que é cotado
A animação estreou na mostra “Un Certain Regard”, do Festival de Cannes deste ano. Já no Festival de Cinema de Animação de Annecy, o longa levou três troféus: Prêmio do Júri, Prêmio do Público e Prêmio da Fundação Gan.
Sucesso de bilheteria na Letônia, “Flow” está sendo aclamado pelo enredo emocionante. O “Los Angeles Times” afirma que a animação é “uma visão encantadora e pungente de comunidade e perseverança” na qual podemos nos inspirar.
Universal Language
Sinopse
Com direção de Matthew Rankin, o filme canadense é uma comédia que mistura histórias de quatro personagens. Enquanto duas crianças tentam resgatar uma nota de dinheiro congelada na neve, um homem larga o emprego para ficar mais perto da família e acaba conhecendo um confuso guia turístico que cuida da mãe.
Por que é cotado
Exibido no Festival de Cannes deste ano, o filme vem sendo elogiado pelo roteiro, que intercala as histórias de uma maneira original e criativa. A revista “Vulture”, por exemplo, o descreveu como “magnífico” e “caloroso” e “familiar”.
No “Metacritic”, “Universal Language” tem uma pontuação que vai de 81 a 100.
Vermiglio
Sinopse
Dirigido por Maura Delpero, o filme italiano é um drama que conta a história de três irmãs que moram numa pequena vila da Itália durante o fim da Segunda Guerra Mundial. Um soldado desertor chega ao local e acaba impactando a vida da família, ao se ver apaixonado por uma das jovens.
Por que é cotado
Vencedor do prêmio Júri do Festival de Veneza deste ano, o longa tem sido aclamado. Entre os elogios que recebe, estão sua fotografia minimalista, seu roteiro ambicioso e seu elenco afinado, que inclui moradores locais e atores profissionais.
O filme também concorreu ao Leão de Ouro do Festival de Veneza — cujo vencedor foi “O Quarto ao Lado”.
Sujo
Sinopse
Dirigido por Astrid Rondero e Fernanda Valadez, o filme mexicano é um drama sobre violência. Um menino de apenas 4 anos tem a vida ameaçada após o assassinato de seu pai, um atirador de quartel. Já adulto, ele se vê de novo perseguido pela relação do pai com o crime.
Por que é cotado
O filme venceu o prêmio Júri do Festival de Sundance deste ano. Muito elogiado pelo elenco, “Sujo” é também aclamado pela maneira em que constrói o roteiro angustiante e envolvente.
A crítica do “IndieWare” define a obra como uma complexa “potência lírica” que consagra a dupla de cineastas e sua poesia estética.