O UXUA Casa Hotel & Spa, em Trancoso, na Bahia, recebeu novamente o título de melhor resort da América do Sul pelos leitores da revista internacional de turismo Condé Nast Traveller. A propriedade brasileira superluxuosa, que tem diária a partir de R$ 2.550, também aparece em 6º lugar na lista de melhores resorts do mundo. O ranking é divulgado anualmente.
O complexo de casas rústicas, algumas delas centenárias e originais dos pescadores que fundaram o vilarejo, já recebeu o prêmio muitas outras vezes no Readers’ Choice Awards. Em 2022, ficou em terceiro lugar e em 2021, chegou ao primeiro lugar. Em 2023, chegou a segunda posição no ranking mundial. Neste ano, o Uxua bateu o primeiro lugar e conquistou 99.65 pontos na categoria América do Sul e Antártica.
Inaugurado em 2008, o local é um conjunto de casas históricas da região do Quadrado, parte central de Trancoso, fundada por missionários jesuítas em 1586, e desde então vem conquistando turistas e visitantes de todo. Simplicidade, diversidade, conforto e modernidade foram características atraídas pelo holandês Wilbert Das que se apaixonou pela região e embarcou em um projeto com o americano Bob Shevlin. Ao todo são 16 casas e 24 suítes. A palavra “UXUA”, na língua dos nativos Pataxó, significa “maravilhoso”.
O empreendimento baiano aposta num turismo de conexão com as comunidades locais, mantendo a arquitetura tradicional da região e adicionando inovações no design e conforto. Segundo a dupla, o objetivo é oferecer uma “experiência de luxo praiano criada exclusivamente com materiais reaproveitados”.
“Tentamos inovar com design orgânico, imaginando os espaços como utopias tropicais inesquecíveis. Os nossos funcionários são anfitriões fantásticos, essa é realmente a nossa fórmula, calor humano e design requintado, qualidades que não aparecem em conjunto tão frequentemente como deveriam no mundo. Acreditamos tanto no poder do design que recentemente criamos uma casa exclusiva para a equipe do UXUA, planejando cada detalhe para que nossas áreas de trabalho sejam tão acolhedoras e inspiradoras quanto os espaços dos hóspedes”, diz Wilbert Das, idealizador do projeto.
As hospedagens estão em uma área com nove mil metros quadrados de jardins privados, piscina revestida de Quartzo Aventurino com propriedades curativas, academia, spa e ateliê com tear antigo. cada casa é independente com piscina privativa, outras com ofurô, lago, banheira, sala ampla e uma área verde de maneira sustentável e ao mesmo tempo integrada aos serviços e comodidades do hotel. O resort conta ainda com restaurante e uma fazenda orgânica com 17,5 hectares.
Fonte: O Globo