ARACAJU/SE, 26 de novembro de 2024 , 11:30:15

logoajn1

Reunião discute detalhes operacionais da Vila da Criança, que ocorrerá no próximo mês na Orla da Atalaia

 

O Governo de Sergipe, com coordenação da Secretaria de Estado da Assistência Social, Inclusão e Cidadania (Seasic) e execução da Fundação de Cultura e Arte Aperipê de Sergipe (Funcap) e da Secretaria Especial da Comunicação Social (Secom), realizou uma reunião de alinhamento, nesta terça-feira (17), para discutir os detalhes operacionais da Vila da Criança 2024. A primeira edição do evento será realizada de 7 a 26 de outubro, na Praça de Eventos da Orla da Atalaia.

A apresentação foi feita pela secretária de Estado da Assistência Social, Inclusão e Cidadania, Érica Mitidieri, e pelo diretor-presidente da Funcap, Gustavo Paixão. Além da Seasic, Funcap e Secom, o evento contará com o apoio das Secretarias de Estado do Trabalho, Emprego e Empreendedorismo (Seteem), da Segurança Pública (SSP) e da Saúde (SES), além da Companhia de Saneamento de Sergipe (Deso).

A secretária de Estado da Assistência Social, Inclusão e Cidadania, Érica Mitidieri, exaltou a importância da Vila da Criança em trabalhar o lúdico dos pequenos sergipanos. “A Vila é um espaço onde o ato de ‘brincar’ assume o protagonismo necessário. O nosso propósito é estimular brincadeiras educativas, fortalecendo a criatividade e os laços familiares. Essa estrutura é um presente aos sergipanos, dentro da nossa política que se estrutura nos eixos ‘Gestar e Nascer’, ‘Brincar e Crescer’, e ‘Desenvolver e Aprender'”, destacou.

Já o diretor-presidente da Funcap, Gustavo Paixão, lembrou que a iniciativa se soma às outras realizadas pelo governo do estado, mas agora visando um público novo. “Já tínhamos outros quatro eventos ao longo do ano, e agora teremos uma ação destinada à família, mas com um foco específico na criança. Apresentamos o planejamento e dividimos em grupos, para que tudo seja enviado ao Grupo Técnico de Eventos do Estado”, ressaltou.

Estrutura

Durante a reunião, foram repassados os principais pontos de funcionamento da Vila da Criança. A abertura será no dia 7 de outubro, às 17h30; e até o dia 26 ela estará ativa diariamente, sempre das 17h às 22h. A estrutura contará com cinema, arena gamer, minicidade, atividades recreativas, teatro, roda gigante, carrossel, casas temáticas, cama elástica, e brinquedos com acessibilidade e infláveis.

O cinema terá capacidade para 100 pessoas sentadas em ambiente climatizado. Serão exibidos filmes de curta duração em cinco horários de sessão por dia. A entrada é gratuita, com organização por fila que será aberta 15 minutos antes de cada sessão. Já o teatro terá espaço para 80 pessoas sentadas por sessão, também com entrada gratuita em três sessões diárias e fila aberta 15 minutos antes de cada sessão. Os espetáculos serão definidos por edital da Funcap.

Na Vila da Criança haverá ao longo do mês uma estrutura de praça de alimentação com lanchonetes e espaços de alimentação saudável e inclusiva. Além disso, uma novidade importante será a arena gamer. Ela contará com 40 computadores e cinco opções de jogos on-line. Cada criança terá um tempo limite de 30 minutos, e as máquinas terão um sistema de bloqueio de sites com conteúdo para adultos.

A Vila contará ainda com espaços de amamentação e fraldário, além de locais destinados à economia criativa, artesanato e vendedores ambulantes. Os órgãos públicos também terão os pontos de apoio com Samu, Seasic e Conselho Tutelar disponíveis para quaisquer necessidade de atendimentos imediatos.

Programação especial

Outro destaque vai para a programação especial do Dia das Crianças, em 12 de outubro. Além das atrações diárias, neste dia será realizado um Bloquinho da Criança, com o público fantasiado. Ele será às 16h, com concentração no Mundo Maravilhoso da Criança e encerramento na Praça de Eventos.

Ao final do encontro, foi agendada uma visita técnica à Praça de Eventos na próxima sexta-feira, 20, às 7h. Segundo Gustavo destacou que a organização exige um cuidado maior por se tratar do público infantil. “O planejamento deve ser feito para que tudo saia de forma exemplar, na mais perfeita harmonia, já que estamos falando acima de tudo de crianças. Há de se pensar em estruturas específicas, e tudo isso com um zelo a mais”, encerrou.

Foto: Erick O’Hara

 

 

 

Você pode querer ler também