ARACAJU/SE, 12 de setembro de 2025 , 1:12:23

Ribeiro Neto morre vítima da covid-19

Da redação, AJN1

Vítima de complicações da covid-19, morreu na manhã de hoje (5), o cronista esportivo e ex-técnico de futebol Porfírio da Silva Ribeiro Neto ou simplesmente Ribeiro Neto, 70. Ele estava internado desde o mês passado em um hospital particular de Aracaju para tratamento da doença. O corpo está sendo velado no Osaf e o sepultamento está previsto para acontecer as 10 h desta quinta-feira (6), no cemitério Santa Isabel.

Ribeiro Neto foi figura de destaque no futebol sergipano e brasileiro. Iniciou a carreira de técnico na Associação Desportiva Confiança, onde foi campeão sergipano em 1983. No entanto, foi no Club Sportivo Sergipe que obteve sua maior conquista, sendo tricampeão  nos anos de 1991/1992/1993, títulos que levaram ao hexacampeonato do Sergipe. Ribeiro Neto também teve passagens pelo Itabaiana, Vasco, Estanciano, Lagartense, CSM, Pirambu, River Plate, São Domingos, Amadense, Asa de Arapiraca, Vitória, Ypiranga, Náutico e Cascavel, entre outros.

A carreira vitoriosa de Ribeiro Neto não se resumiu fora das quatro linhas dos campos. Como jogador de futebol de salão, nos anos de 1970, foi artilheiro do Campeonato Carioca de Futsal, com 19 gols marcados. Depois passou migrou para o futebol de campo, tendo jogado no Flamengo, com Zico e Nunes, época em que ganhou o apelido de “Popó da Gávea”.

Em nota a Associação dos Cronistas Desportivos de Sergipe (ACDS) lamentou a morte do desportista. “A ACDS manifesta profundo pesar pelo falecimento do cronista esportivo Porfirio Ribeiro Neto, 70 anos. Natural de Itabuna-BA, Ribeiro Neto mudou-se ainda na infância para o Rio de Janeiro, onde iniciou a vida esportiva como jogador na divisão de base do Vasco e, em seguida, do Flamengo. Como treinador, marcou época no futebol sergipano, em especial com os títulos estaduais de 1983 (Confiança), 1991 (Sergipe) e 2007 (América). No rádio esportivo, ele se destacou como comentarista das equipes esportivas das rádios Jornal e Aperipê. Ribeiro residia há 45 anos em Sergipe e também era cantor e compositor. Respeitosamente, a ACDS decreta luto oficial, presta solidariedade à família enlutada e se coloca à disposição”.

O Sergipe também se pronunciou sobre a morte do ex-treinador. “É com imensa tristeza que recebemos a notícia do falecimento do ex-treinador do Mais Querido, Ribeiro Neto. Com diversas passagens pelo Vermelhinho, Ribeiro colecionou vitórias e marcou seu nome como um dos maiores treinadores que passaram pelo João Hora, sendo tetracampeão estadual na sequência do hexa da década de 90. O Club Sportivo Sergipe se solidariza com os amigos e familiares nesse momento de perda”.

Você pode querer ler também