ARACAJU/SE, 23 de outubro de 2024 , 17:34:32

logoajn1

‘Rochinha – Decano da humildade’ é lançado no Museu da Gente Sergipana

 

O advogado José Francisco da Rocha, conhecido como Rochinha, foi homenageado em livro escrito por Antônio Camilo e publicado pela Editora Diário Oficial de Sergipe (Edise). O lançamento aconteceu nesta ontem (7), no Museu da Gente Sergipana Governador Marcelo Déda, em Aracaju (SE).

‘Rochinha – Decano da humildade’, é uma obra com técnica biográfica diferenciada, pois traz a participação ativa do biografado, no intuito de demonstrar a notável lucidez do quase centenário decano, bem como depoimentos diversos de familiares, amigos e personalidades da cena jurídica, política e social do nosso Estado.

Para Antônio Camilo, escrever a biografia de José Francisco da Rocha foi um grande presente. “Tenho a felicidade de gozar da amizade do biografado desde a tenra idade”. Durante um ano, Camilo realizou para a confecção do livro 54 entrevistas, além de ter visitado locais que foram frequentados por Rochinha.

Na apresentação do livro, o professor emérito da Universidade Federal de Sergipe (UFS), Antônio Fontes Freitas, lembra que Rochinha, dentre as várias atuações maçônicas, foi o grande responsável pela reaproximação da Igreja Católica e a Maçonaria, levando o então bispo Auxiliar de Aracaju Dom Luciano José Cabral Duarte a fazer, de forma legitimada pelo Vaticano, uma palestra para o povo maçônico, na Loja Capitular Cotinguiba, onde e quando se formalizou um convênio de ação conjunta para implantação de novas metas de trabalho dentro do programa pioneiro de reforma agrária, à época. Em execução pela Igreja Católica no interior sergipano.

Rochinha

José Francisco da Rocha, nasceu em 7 de novembro de 1926, na cidade de Cedro de São João (SE), fruto da união de Juvenal Francisco da Rocha e Maria da Conceição Rocha. Ainda criança foi com os pais residir na cidade de Japaratuba (SE), depois passou a ser aluno interno do Colégio Salesiano.

Ainda muito jovem, começa a trabalhar como comerciário, para ajudar a pagar os estudos. Depois trabalhou como securitário, foi quando em 1949 se casou com Ana de Aguiar Rocha, com quem teve cinco filhos. Cursou Contabilidade e Direito, vindo a ser formar em 1956, fez concurso e trabalhou no Banco do Brasil, onde exerceu o cargo de assessor jurídico até se aposentar. Paralelamente advogou, destacando-se como um dos grandes profissionais de Sergipe.

Antônio Camilo

Marco Antônio Camilo dos Santos nasceu em 2 de maio de 1963, em Aracaju, filho de Maria Consuelo Camilo dos Santos e Juarez Camilo dos Santos. É poeta, cronista, contista e biógrafo; advogado, pós-graduado em Direito Penal e Processo Penal; ex-funcionário do Banco do Brasil, agraciado em 1995 com um Prêmio Nacional de Cidadania concedido pela Associação Nacional dos Funcionários do Banco do Brasil; analista judiciário em direito do Tribunal de Justiça de Sergipe – TJ/SE, onde integrou a Consultoria de Licitações e Contratos por 11 anos e presidiu a Comissão Permanente de Licitação durante 10 anos, encontra-se atualmente na Divisão de Apoio Remoto às Unidades Jurisdicionais, órgão vinculado ao gabinete da presidência do TJ/SE; primeiro coordenador leigo no Brasil da Famiglia del Cuore Immacolato di Maria (2017-2019); membro fundador da Academia Literocultural de Sergipe e membro do Movimento Cultural Antônio Garcia Filho, da Academia Sergipana de Letras.

Fonte: ASN

Você pode querer ler também