Dezembro é um mês de confraternizações e festas de Natal e Ano Novo. O comércio prepara promoções, preços atrativos e condições de pagamentos especiais. É nessa hora que criminosos aproveitam a vulnerabilidade do consumidor para aplicar golpes, inclusive de forma online. Segundo o Instituto DataSenado, mais de 40,85 milhões de brasileiros já foram vítimas de algum crime cibernético, como cartão clonado, invasão de contas bancárias ou fraudes pela internet.
O estudo afirma que 92% das pessoas entrevistadas já deixaram de fazer alguma compra pela Internet por receio de cair em fraudes. “Comprar pela internet é seguro, mas é importante conhecer as fraudes mais comuns e saber as dicas essenciais de segurança, principalmente para essa época do ano”, afirma Lívia Carolina Silva, gerente de Prevenção à Fraude do Banco Mercantil.
A especialista recomenda que as pessoas fiquem atentas às dicas de segurança e não compartilhem dados bancários ou pessoais por telefone. “É preciso tomar cuidado ao receber links de promoções pelo Whatsapp, por exemplo. Esses links podem roubar dados e causar um enorme prejuízo”, alerta Lívia.
Conheça cinco golpes mais comuns no fim de ano:
- Phishing: Golpistas enviam e-mails ou SMS que parecem ser de bancos ou lojas conhecidas, solicitando que os clientes atualizem suas informações pessoais. Esses links geralmente levam a sites falsos, onde os dados são coletados para práticas fraudulentas.
- Falsos Ofertas e Promoções: Sites falsos são criados para promover ofertas irresistíveis, mas que na verdade são armadilhas. Muitas vezes, esses sites são cópias muito parecidas com os verdadeiros. Os consumidores, atraídos por preços baixos, acabam fornecendo informações de cartão de crédito e dados pessoais ou até efetuando pagamentos para contas de fraudadores.
- Ligações Falsas: Criminosos podem ligar para os clientes se passando por representantes de bancos, solicitando confirmação de dados pessoais ou de contas, alegando que é necessário para evitar fraudes. Muitas vezes eles solicitam o download de aplicativos maliciosos e acessam as contas durante o contato. Nesse momento, o fraudador pode estar acessando seu telefone.
- Falso presente: Criminosos vão até a residência das vítimas alegando que precisam entregar um presente anônimo ou inesperado, mas que para realizar a entrega é necessário a captura de uma foto do cliente. Os criminosos utilizam essa imagem para fazer a abertura de contas fraudulentas ou para acessar a conta pessoal da vítima pelo aplicativo bancário.
- Compra suspeita no cartão: o golpista liga, manda SMS ou envia mensagem pelo whatsapp, em nome de um banco, informando que foi feita uma compra e que precisa confirmar alguns dados para confirmar o pagamento. Ao seguir as instruções do criminoso, a vítima acaba realizando uma transação bancária para o falsário.
Dicas importantes de como se proteger contra criminosos:
- Verifique a fonte: Sempre que receber um e-mail ou mensagem solicitando informações pessoais, verifique a autenticidade do remetente. Entre em contato diretamente com a instituição através de números e sites oficiais.
- Desconfie de ofertas irresistíveis: Se uma oferta parece boa demais para ser verdade, desconfie. Pesquise sobre a loja ou o vendedor antes de realizar qualquer compra e busque se informar no site oficial da loja.
- Não compartilhe informações pessoais: Nunca forneça dados pessoais ou bancários por telefone ou e-mail, principalmente em ligações recebidas.
- Não permita que façam fotos de você: munido da sua foto, o golpista consegue destravar o reconhecimento facial, ter acesso a conta bancária, realizar saques, compras e empréstimos no nome da vítima.
Fonte: EH!UP Comunicação Inovadora